Programação da campanha Outubro Rosa é divulgada em Pato Branco

Conhecido pela campanha Outubro Rosa, o mês de outubro será marcado por ações de conscientização contra o câncer de mama em Pato Branco. Os eventos são realizados pelo Gama e pela Secretaria de Saúde do município. Nesta semana, a Casa de Apoio Gama finalizou a programação completa para o mês, onde as ações serão utilizadas para debater a importância de exames de prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Entre as ações, estarão palestras educativas em empresas, indústrias, igrejas e estabelecimentos comerciais e a Secretária da Educação, em conjunto com o Gama, está preparando a apresentação do projeto Cuidando de Nós para as escolas da rede pública do município.

A missa de ação de graças na Paróquia São Pedro Apóstolos realizada no dia 1° de outubro abrirá a programação especial. Em seguida, será realizada uma exposição de fotos na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) nos dias 3e 4, das 8h às 18h, onde será realizada uma palestra. A primeira semana será fechada por uma atividade educativa voltada para as funcionárias da Prefeitura do município, no Largo da Liberdade, no dia 4, às 8h.

Abertura e Dia D

A abertura oficial da Campanha Outubro Rosa está agendada para o dia 7 de outubro, às 14h, no Largo da Liberdade. Na ocasião haverá uma palestra com a Dra Viviam Gomes e participação do Coral Superação do Gama.

O Dia D de Combate ao Câncer acontecerá na Praça Presidente Vargas, das 9h às 19h, no dia 22 de outubro. Nessa data as Unidade Básicas de Saúde do município e Mãe Pato Branquense estarão abertas para coleta de preventivos, solicitação de mamografias, coletas de testes rápidos e orientações em saúde. Ás UBS estarão atendendo das 9h às 16h.

A Caminhada Rosa do Gama também acontecerá no dia 22, com saída da Praça Presidente Vargas, às 9h, além de um passeio ciclístico com grupos femininos com saída do mesmo local, às 15h.

Outras programações

As garis e trabalhadoras da limpeza pública municipal terão atividades educativas e coleta de exames públicos no dia 13 de outubro, às 7h, no Departamento de Limpeza Pública. Nesse mesmo dia acontecerá um almoço para as Garis na sede do Gama, às 12h.

As mulheres do bairro Planalto poderão participar da campanha, com um evento voltado para esse público programado para o dia 14, das 13h30 às 16h, no Clube dos Idosos do bairro Planalto. No Jardim Primavera acontecerá o Bingo de Artesanato do Gama, no dia 15, às 15h, no pavilhão da Igreja Nossa Senhora de Fátima.

No final do mês as ações do Outubro Rosa continuam. No dia 26 haverá ações no CEU das Artes e dos Esportes voltadas para mulheres em geral às 8h30. Nesse mesmo dia a Secretaria Municipal de Esporte promove o Aulão Rosa de Ginástica, às 18h30.

O encerramento da campanha acontece na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no dia 29, às 19h, onde será realizada uma missa com participação do Coral Superação Gama.

Comunidades

Algumas comunidades de Pato Branco receberão atividades referente a campanha Outubro Rosa. A comunidade Passo da Ilha receberá as ações no dia 19 de outubro, das 13h30 às 16h, no pavilhão da comunidade. No São Roque do Chopim o evento acontece no dia 20, das 13h30 às 16h, no pavilhão. A comunidade Sede Gavião receberá as atividades no dia 27, das 13h30 às 16h, na Sede Gavião.

Ações gratuitas

Todas as ações são voltadas para o público feminino em geral e não requerem agendamento. Os eventos são totalmente gratuitos e as ações realizadas no interior contarão com um ônibus passando nas comunidades para transportar as mulheres até o local.

você pode gostar também
Deixe uma resposta