Sicoob Integrado implanta programa Cooperativa Mirim em instituições de Pato Branco

Nesta semana, a cooperativa de crédito Sicoob Integrado formalizou a parceria com as instituições Remanso da Pedreira e com o 6° Colégio da Polícia Militar do Paraná, de Pato Branco, para a realização do programa Cooperativa Mirim, que também está em andamento na Escola Alfa Ludi, no município de São João.

De acordo com o diretor Superintendente do Sicoob Integrado, Marcinei Coterli, o programa prevê a constituição de cooperativas, as Cooperativas Mirins, onde os alunos aliam as teorias com as práticas, pois decidem em conjunto as atividades que serão desenvolvidas, exercem a democracia quando escolhem sua diretoria e conselho fiscal e se beneficiam do resultado, fruto do trabalho e da ajuda mútua.

“O programa Cooperativa Mirim promete uma abordagem sobre os pressupostos do cooperativismo, feito de maneira lúdica e envolvente, entre os professores e alunos, com aspectos práticos da ação coletiva”, aponta.

O projeto tem como um dos principais objetivos influenciar as crianças em aspectos que vão além do financeiro, pois terão que olhar para a responsabilidade, compartilhamento, comunicação, desenvolvimento de projeto e convívio em sociedade.

Marcinei destaca, ainda, que o Sicoob pretende implantar o programa Cooperativas Mirim em todos os municípios de atuação nos próximos anos, afinal, “o programa se propõe a investir em educação para além dos muros das escolas, enfatizando conceitos-chave como o protagonismo, cooperação, cidadania e autonomia”.

O projeto Cooperativa Mirim já está implantado desde 2016 no município de São João, na Escola Alfa Ludi, com 34 crianças participando do programa atualmente.

Segundo Marcinei, percebe-se que as crianças envolvidas e preocupadas com ações da comunidade compreendem a importância de cada uma delas nas ações da comunidade e percebem o impacto de suas ações na vida dos demais.

“É possível presenciarmos as crianças fazendo uso do diálogo, da troca de ideias, da atitude flexível para construírem conceitos, desde uma simples brincadeira até uma decisão mais complexa”, comenta Marcinei.

Aline Araújo, supervisora de desenvolvimento cooperativo do Sicoob Integrado, destaca que é muito importante desenvolver o projeto Cooperativa Mirim, para que a população entenda a importância do programa para o desenvolvimento das crianças, de professores e da comunidade. “O cooperativismo traz mais humanização, porque faz você pensar em coletividade, faz a sociedade mais colaborativa”.

Para proporcionar o ensino esperado sobre o cooperativismo para as crianças, profissionais que atuarão frente as crianças passam por uma formação inicial em Cooperativa Mirim com carga horária de 12 horas/aula através de encontro online, onde é realizado a teoria e prática, além de um espaço para debater sobre o conceito do programa.

“A condução e o protagonismo é todo da criança. São elas que vão tomar decisões e que, em coletividade, vão fazer acontecer o ambiente cooperativista dentro da escola”, aponta Aline.

Remanso da Pedreira

Para a diretora financeira do Remanso da Pedreira, instituição de Pato Branco que tem como objetivo atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, o programa Cooperativa Mirim fornece ensinamentos que serão levados para toda a vida dos alunos.

“É algo que todos deveriam aprender, viver em cooperativismo. É uma forma muito importante de trabalhar e mostrar isso para as crianças de uma forma financeira, como eles administrarem a parte financeira, é algo que só tem a agregar para o futuro deles”, comenta. 

Na instituição, serão quatro professoras capacitadas para desenvolver o projeto com as crianças, sendo que todos os alunos poderão participar da atividade de alguma forma.

“O Sicoob nos procurou com o intuito de passar algum conhecimento que agregue na vida das crianças e estamos empolgados para que eles aprendam algo diferente”, comemora Rosangela.

Segundo a diretora, será criada uma oficina especifica para abordar o programa, já que o local conta com mais de 30 projetos diversos ofertados para as crianças, “então vamos intercalar todos, arrumar um horário específico para aplicar a programa Cooperativa Mirim para as crianças, para que conheçam a cooperativa de crédito”.

Colégio da Polícia Militar de Pato Branco

Buscando ofertar um trabalho de valores e princípios para os alunos, o Colégio da Polícia Militar tem como objetivo incentivar ainda mais a participação de todos, com voz ativa, compromisso em comunidade, através do entendimento de que a cooperativa é uma forma de dividir e compartilhar os valores que agregam no entorno.

De acordo com a diretor auxiliar do Colégio da Polícia Militar de Pato Branco, o programa será direcionado em função da maturidade e disponibilidade de oferta, a ser realizado no período da tarde. “Vamos direcionar a participação para alunos do 9° ano e 1ª série do Ensino Médio, de acordo com a demanda, local onde moram, disponibilidade e vontade de participar”.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.