Tempestade causa prejuízos em todo o Sudoeste

Francisco Beltrão foi um dos mais afetados na região; no município, rajadas de ventos chegaram a 95,76 km/h

-- 2 Notícia --

No fim da tarde de domingo (28), uma tempestade, marcada por intensa chuva com fortes rajadas de ventos, que chegaram a 95,76 km/h, causou grandes prejuízos em todo o Sudoeste.

Destelhamentos, quedas de árvores e de estruturas, falta de luz e problemas no abastecimento de água foram as principais ocorrências registradas pelos municípios da região.

-- 3 Notícia --

De acordo com boletins e notas à imprensa, emitidos pelo Corpo de Bombeiros, Companhia Paranaense de Energia (Copel) e Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), a região de Francisco Beltrão foi a mais atingida pela chuva — tendo sido registrado um número considerável de ocorrências em Ampére, Santo Antônio do Sudoeste, Dois Vizinhos, Salto do Lontra, Nova Prata do Iguaçu, Santa Izabel D’Oeste e Realeza.

Segundo a Sanepar, até a manhã desta segunda-feira (29), o abastecimento de água ainda está comprometido nos municípios de Capanema, Planalto, Nova Prata do Iguaçu, Pinhal de São Bento, Renascença, Bela Vista da Caroba e o distrito de Conciolândia, em Pérola D’Oeste — ambos pertencentes a micro de Beltrão.

-- 4 Notícia --

Conforme a Copel, as localidades mais afetadas com quedas de energia no Sudoeste também foram as situadas na regional de Beltrão. Foram elas, Pinhal de São Bento, Bela Vista da Caroba, Planalto, Coronel Domingos Soares, Manfrinópolis, Pérola D’Oeste, Capanema e Renascença.

De acordo com a Sanepar, o abastecimento de água depende de luz para acontecer, pois todo maquinário e equipamentos das unidades operacionais precisam do fornecimento de energia. Por isso, é natural que os municípios sem água estão situados em regiões, também, sem luz.

Francisco Beltrão

De todo o Sudoeste, Francisco Beltrão foi o mais atingido pela tempestade no domingo. Conforme o 10° Grupamento de Bombeiros (GB), cerca de 200 residências foram destelhadas e 40 vias interditadas por conta da queda de árvores.

Além disso, o município foi o único da região a registrar uma ocorrência envolvendo duas vítimas. De acordo com o GB, uma árvore caiu em cima de um veículo, ocupado por duas pessoas. Os passageiros foram retirados sem graves ferimentos.

No município, os bairros Alvorada, Cristo Rei, Novo Mundo, São Miguel, Marrecas e Centro foram os mais afetados.

Pato Branco

Em Pato Branco, segundo o 2º Subgrupamento de Bombeiros Independentes (SGBI), foram realizados cerca de 40 atendimentos de socorro. Entre as ocorrências, foram registrados problemas de destelhamento de residências e queda de árvores.

De acordo com o subgrupamento, os bairros Fraron, São Francisco, Vila Isabel e Centro foram os mais atingidos pelo temporal. As rodovias do entorno do município também foram bastante afetadas com quedas de árvores, que ocasionaram na interdição das vias.

Por conta dos estragos — queda de árvores e de fiação —, a vacinação da covid-19, programada para esta segunda-feira (29) no Parque de Exposições, foi transferida para amanhã (30).

Além disso, locais como o Kartódromo Municipal Ayrton Senna, Parque do Alvorecer e um ginásio da comunidade São Roque do Chopim, que teve uma das paredes comprometida, foram interditados. De acordo com a assessoria do município, “as equipes trabalharão para averiguar as condições e para a limpeza do local. Assim que estiver seguro para a população, o espaço será reaberto”.

Em Pato Branco, de acordo com a Copel, 3,7 mil domicílios ficaram sem energia. Os estragos, segundo a companhia, se concentram mais na região Norte do município, nos bairros São Roque do Chopim, Bortot, Aeroporto, Cadorin, São Francisco e Fraron. “Os principais problemas encontrados são postes quebrados pelos ventos, cabos rompidos e árvores sobre a rede. Na região, os municípios de Coronel Domingos Soares, Coronal Vivida e Mariópolis são os que apresentam maior percentual de domicílios desligados”, informou a assessoria.

Evento isolado

Conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), apesar dos estragos causados pelo mau tempo de ontem, os milímetros de chuva registrados foram baixos. Em Pato Branco, a estação marcou 4 mm às 17h e em Beltrão, 12, 4 mm.

O problema maior, como aponta o Simepar, foram os ventos, que chegaram a quase 100 km/h às 17h. A chuva de ontem foi um evento isolado, ocasionado pelo deslocamento de uma frente fria.

-- 5 Notícia --
você pode gostar também

Comentários estão fechados.