União de entidades, promove abertura da Loja do Bem

Marcilei Rossi com assessoria

Inaugurou na manhã de ontem (21), na rua Guarani, em Pato Branco, a Loja do Bem, fruto da união de esforços entre o Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (Irdes), Grupo de Apoio a Mama (Gama); Missão SOS Vida e Abrace.

As três entidades passaram por um processo de qualificação nos últimos anos através do grupo Empreendedores da Solidariedade, que é ligado ao Irdes, e possibilitou compreender melhor a gestão de trabalhos e dos produtos confeccionados e comercializados por cada instituição.

Tiago Nunes e Silva, presidente do Irdes afirmou que o suporte dado “é uma das finalidades do Irdes, de ajudar as entidades a terem uma gestão mais aprimorada, e elas conseguirem ser autossustentáveis, não dependendo tanto de doações e de pedidos de porta em porta.”

Ainda segundo o presidente do Instituto, o intuído com a Loja do Bem é proporcionar inicialmente um espaço central que una Abrace, Gama e SOS Vida para a comercialização de seus produtos, tendo fonte de renda extra, “mas acima de tudo, voltar esses benefícios a comunidade. Uma vez que quem vem a loja, além de comprar produtos de qualidade, ajuda as entidades a devolver um pouco desse serviço para a própria comunidade.”

Nunes e Silva pontuou os cursos disponibilizados pelo Irdes as três entidades é encarrado como uma forma de profissionalização de produtos e serviços que são apreciados pela população.  No entanto, a instituição também proporcionou a reforma da loja e está financiando por dois anos o aluguel do espaço, o que vai possibilitar ainda mais a manutenção da iniciativa.

Ele ainda lembrou que todo o trabalho que resultou na Loja do Bem foi iniciado por Cláudio Petrycoski, quando presidente do Irdes, mas também apoiado de várias entidades locais.

Marcelo Dalle Teze que atuou na implantação do Empreendedores da Solidariedade, e que integra o Irdes, afirma que o caminho do terceiro setor é buscar alternativas que gerem receitas para manter projetos sociais. “Cada vez mais há escassez de recursos públicos e muitas entidades estão se reinventando em receitas e propostas de entregas transformadoras para a sociedade.”

Projeto piloto

O presidente do Irdes explica que a Loja do Bem de Pato Branco é um projeto piloto, ou seja, como o Instituto tem como objetivo realizar ações na região como um todo, novas iniciativas estão sendo pensadas para se propagarem pelo Sudoeste.

Um exemplo desta ampliação de ações, é a possibilidade de implantação do Empório do Bem, em Coronel Vivida. A iniciativa vem sendo estudada, pode vir a ser implantada na praça da Prefeitura.

No caso de Coronel Vivida, o que se ventila, é a comercialização de produtos panificados da Associação de Proteção a Maternidade e a Infância (APMI). A iniciativa vem tendo apoio da gestão municipal.

Abrace

Ana Paula Pastorello, presidente do Abrace, lembrou que a entidade já comercializa seus produtos há um tempo, e os processos implementados com a atuação do Irdes agregam como melhorias. “O curso nos proporcionou mais qualidade, comprometimento, novas ideias e deve nos abrir novos horizontes daqui por diante”, pontuou ela.

Conforme Ana Paula “a Loja do Bem vai ser mais um ponto de venda na cidade. Já temos quase 70 pontos de venda e a loja vem a acrescentar ao sucesso dos nossos produtos. O que pretendemos a partir de agora é direcionar cada vez mais que as pessoas venham a Loja do Bem para fazer a compra dos produtos do Abrace, mas também dos produtos do Gama e do SOS Vida.”

Para a presidente do Abrace, a Loja do Bem representa um marco, em Pato Branco, de empreendedorismo social. “Acreditamos que estamos abrindo portas para este novo projeto.”

Ana Paula acredita que a demanda de produtos aumente com a loja física, para tanto o projeto vem sendo adaptado para uma possível demanda. “Estamos preparadas [estruturalmente], mas com certeza precisamos cada vez mais do trabalho voluntário, uma vez que o Abrace é baseado no voluntariado, e cada vez mais tendo pessoas trabalhando conosco conseguimos aumentar essa produção e com isso repassar cada vez mais esse resultado financeiro a outras entidades de Pato Branco.”

No caso do Abrace, serão comercializados na Loja do Bem o tradicional molho de tomate, geleias variadas e em datas comemorativas como Páscoa e Natal, as bolachas confeitadas.

A loja está aberta em horário comercial com ofertas especiais de inauguração

Gama

A presidente do Gama, Marlene Schenatto agradeceu os colaboradores internos, os profissionais e a empresa fornecedora dos chocolates. Também citou os trabalhos desenvolvidos pelo Gama e a importância de etapas conquistadas por diretorias anteriores, envolvendo inclusive a Loja de chocolates na própria instituição e outras iniciativas evolutivas. “Este é um sonho, que se torna realidade, que teve um grande apoio do Irdes, do seu Claudio, que nos deram o suporte.”

Enquanto que a gestora do Gama, Cleuza Chiochetta, destacou a importância da iniciativa para ajuda na sustentabilidade das entidades. “Comprando na Loja do Bem, a população estará mais do que presenteando alguém, e estará fazendo toda a diferença em muitas vidas vinculadas ao Gama, ao SOS Vida e ao Abrace.”

Cleuza afirmou que no caso do Gama além dos produtos comercializados tradicionalmente na sede da entidade, passam a ser disponibilizados na loja do centro, “a essência do Gama, o acolhimento. Nosso objetivo é arrecadar receita para a manutenção do projeto que acontece na Casa de Apoio.”

Ela também explicou que dentro de desenvolvimento do Empreendedores da Solidariedade, o Gama ficou responsável pela gestão da loja, enquanto que Abrace e SOS Vida fazem parte do acordo de cooperação que envolve todo o funcionamento do espaço.

No caso do Gama, serão comercializados neste momento na Loja do Bem mais de 20 produtos, que vão de chocolates, a camisetas, chapéus, guarda-chuva, entre outros itens.

SOS Vida

Gestor da Missão SOS Vida, Flávio Cesar Brinkmann avalia a implantação da loja como um novo passo para a entidade, momento este marcado por amadurecimento. “É um divisor de águas, que nos faz sair do casulo para uma transformação de fonte de renda para ajudar a instituição com um olhar de sustentabilidade, sem esquece das pessoas que acolhemos.”

Brinkmann afirma que quando surgiu o projeto não existia a visão empreendedora, mas sim, o suporte e atendimento aos acolhidos, contudo, “essa oportunidade que o Irdes e toda a sociedade de Pato Branco, em parceira com o Abrace e o Gama fará toda a diferença no nosso dia a dia”, disse ele almejando que este também seja um passo de transformação aos acolhidos pela casa.

Conforme o gestor, ao comercializar os produtos da panificadora do SOS Vida, cerca de 25% dos custos do projeto são mantidos. “Nosso desafio é de crescimento, para que possamos através da nossa panificadora chegar até 100% da manutenção da entidade.”

No caso do SOS Vida, serão comercializados sete tipos de bolachas na Loja do Bem.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.