Vacinação contra a covid-19 em gestantes e puérperas com comorbidades é retomada em Pato Branco

A vacinação contra a covid-19 em gestantes e puérperas de 18 à 59 anos com comorbidades prévias ou desenvolvidas durante a gestação é retomada pela Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Emanoeli Stein, a vacina recebida pelo município é a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantã, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

A coordenadora explica que a validade da vacina é de 8 horas após ter o frasco aberto e a ação será realizada somente por agendamento. “Uma forma de não aglomerar e atender todas as gestantes e puérperas com comorbidades”, reforça.

Para receber a vacina, a gestante ou puérpera deverá realizar o agendamento através do telefone (46) 98421-4088 ou (46) 3902 1266. A aplicação das doses acontecerá na Sala Central de Vacinas, na próxima quarta-feira (26).

Na ocasião, é necessário apresentar RG/CPF, carteira de gestante, declaração médica com descrição da comorbidade e CID. As gestantes que fazem pré-natal pelo SUS, que tenham a descrição da comorbidade em prontuário, não necessitam de declaração médica.

Confira as comorbidades descritas para recebimento da vacina: diabetes, pneumopatias (como DPOC, asma grave, fibrose pulmonar), hipertensão, cardiopatias, doenças cerebrovasculares, doença renal, imunossuprimidas (transplante, HIV, tratamento com drogas imunossupressoras, oncológicas, neoplasias, imunodeficiências primárias), anemia falciforme, obesidade mórbida e comorbidades desenvolvidas na gestação.

você pode gostar também
Deixe uma resposta