Coluna ADI 18/03/2023

Outono por aqui
O outono começa na próxima segunda (20). Segundo a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o primeiro dia da estação será ensolarado na maioria das regiões. As manhãs e noites tornam-se gradativamente mais frias. A temperatura média do ar tende a ficar dentro da normal climatológica da estação. Estão previstas variações bruscas.

-- 2 Notícia --

Vem frio
“Alguns dias serão muito frios, intercalados com períodos aprazíveis e geada nas áreas mais altas das regiões Sul, Sudoeste, Centro Sul, Campos Gerais e Metropolitana de Curitiba”, afirma o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib.

Coca-Cola
A Coca-Cola FEMSA Brasil está com postos de trabalho abertos para profissionais portadores de deficiências (PCDs) para as unidades localizadas nas cidades de Chapecó, em Santa Catarina, e Francisco Beltrão, Cascavel e Cambé, no Paraná. Interessados em participar da seleção podem enviar seus currículos para o e-mail [email protected].

-- 3 Notícia --

Campanha de vacinação
A vacinação contra a Mpox (varíola do macaco) deve começar na próxima semana no Paraná. O Governo do Estado fará a distribuição de vacinas às Regionais de Saúde na terça-feira (21). O Estado recebeu 981 doses do Ministério da Saúde, que serão destinadas às pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA): homens cisgêneros (que se identificam como homens), travestis e mulheres transexuais que tenham idade igual ou superior a 18 anos e status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses.

Empreendedorismo feminino
O senador Flávio Arns (PSB) apresentou o Projeto de Lei 904/2023 para que agências de crédito do governo federal implementem programas e ações de incentivo ao empreendedorismo feminino, principalmente de micro e pequeno porte. O PL determina que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deverá destinar um percentual mínimo anual a tais programas. A ideia é promover o acesso facilitado de mulheres a linhas de crédito, educação financeira, assistência técnica e sistema diferenciado de garantias.

-- 4 Notícia --

Menor tarifa
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se comprometeu a estudar o modelo de concessão de rodovias proposto para o Paraná para buscar a menor tarifa. Ele assumiu o compromisso ao se reunir com parlamentares paranaenses, em Foz do Iguaçu, após participar da posse de Enio Verri (PT) como diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional.

Comissão de Agricultura
O deputado federal Tião Medeiros (PP) foi eleito presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados. Os ocupantes dos demais cargos da Mesa do colegiado serão eleitos em outra reunião. “A comissão tem uma repercussão nos temas de grande relevância no agronegócio brasileiro, em todas as suas escalas. Sei que o produtor faz o seu papel da porteira para dentro e o setor público precisa permitir que ele continue produzindo cada vez mais”, disse Medeiros, ao assumir a presidência. Disse que pretende avançar nas propostas que já estão aguardando análise.

88 anos
O Porto de Paranaguá completou 88 anos nesta sexta-feira (17) e segue como uma das maiores referências da área para o Brasil, de olho no futuro para avançar como hub logístico da América do Sul. A empresa pública paranaense aposta em grandes obras que vão ampliar a capacidade de movimentação de cargas e atrair novos investimentos, que vão gerar emprego e renda para o Litoral do Estado.

Investimento
Entre as grandes obras em andamento está o Projeto Cais Leste – Moegão. Em fevereiro, o governador Ratinho Junior anunciou as obras da nova moega ferroviária. A Portos do Paraná também se prepara para levar a leilão em 2023 quatro áreas.  A PAR 03, PAR09, PAR14 e a PAR15.

Lesa Pátria
A Polícia Federal  (PF) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (17),  a oitava fase da Operação Lesa Pátria no Paraná, Distrito Federal e mais sete Estados para identificar pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília. Policiais federais cumprem ao todo 46 mandados de busca e apreensão e 32 mandados de prisão em nove estados. No Paraná estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão e dois de prisão.

IPVA 2023
A Secretaria da Fazenda e a Receita Estadual informou que cerca de 34% dos veículos emplacados no Paraná estão com o IPVA 2023 atrasado. Nos dois primeiros meses em que o tributo foi cobrado, foram arrecadados R$ 2,8 bilhões referentes ao pagamento à vista e de duas parcelas ou mais do IPVA 2023. O valor corresponde a 58,33% dos veículos tributados, de propriedade de 2,6 milhões de contribuintes que estão com o imposto em dia. A inadimplência com o tributo impede a emissão do Certificado e Licenciamento do Registro do Veículo (CRLV), documento de uso obrigatório para circulação.  

Turismo internacional
Uma decisão do governo Lula criou um obstáculo adicional para a retomada do turismo no Brasil após a pandemia. A partir de 1° de outubro deste ano, viajantes de EUA, Canadá, Japão e Austrália – que representam 10% dos turistas estrangeiros – precisarão de visto para entrar no país. A medida tem muito de conotação política e nada de racional.

Liberdade negada
O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes encerrou a análise do caso dos presos em flagrante pelos ataques de 8 de janeiro em Brasília e negou os pedidos de liberdade provisória de 294 pessoas. Moraes concedeu liberdade a outras 129 pessoas, com o cumprimento de medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

-- 5 Notícia --
você pode gostar também

Comentários estão fechados.