Coluna ADI 29/07/2022

Pautas prioritárias
O líder do governo Bolsonaro na Câmara Federal, deputado Ricardo Barros, afirmou que na volta do recesso parlamentar, na próxima, a Casa fará um esforço concentrado para votar Medidas Provisórias (MPs) que estão represadas antes das eleições. A lista inclui a MP que define a incidência única do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), com impacto no setor elétrico.  “Vamos aprovar medidas provisórias que estão com vencimento previsto até o período das eleições”, afirmou.

-- 2 Notícia --

Porte de armas
O deputado federal Ney Leprevost comunicou que vai protocolar na Câmara Federal um projeto de lei propondo a realização anual gratuita de exame de aptidão psicológica para porte de armas por agentes das forças de segurança, custeado pelas instituições da qual fazem parte. A proposta é uma resposta ao aumento de 55% no número de suicídios entre agentes da polícia.

Porte de armas II
Segundo o levantamento realizado pelo 16º Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), entre os anos de 2020 e 2021, a cada três ou quatro dias, um policial militar tirou a própria vida no Brasil. Segundo Leprevost, o texto deve estabelecer a realização de exame de aptidão psicológica expedido por psiquiatra ou psicólogo com registro no Conselho Regional da sua categoria , com data de até 90 dias anterior à emissão ou renovação do porte.

-- 3 Notícia --

Inocentado
A Justiça Federal do Paraná inocentou o prefeito de Tijucas do Sul, José Altair Moreira, conhecido como Gringo, da acusação de improbidade administrativa por suposta fraude em licitação de transporte escolar no valor de R$ 427.541,04. A Justiça concluiu que não há indícios de má-fé e não foi comprovado qualquer prejuízo ao erário. José Altair foi prefeito de Tijucas do Sul entre 2009 e 2016 e eleito novamente em 2021.

Nota de esclarecimento
A Assembleia Legislativa do Paraná emitiu uma nota oficial sobre a aprovação da Lei dos Resíduos, o Projeto de Lei 067/2022. A Assembleia esclarece que o projeto de lei não libera de forma indistinta a importação de lixos de outros Estados. O texto aponta que qualquer movimentação dessa natureza deve ser autorizada pelos órgãos ambientais competentes. A legislação moderniza os parâmetros ao permitir ao Estado a gestão dos resíduos sólidos de uma maneira coordenada.

-- 4 Notícia --

Sem burocracia
Levantamento publicado pela FenSeg (Federação Nacional de Seguros Gerais) mostra que, cada vez mais, inquilinos recorrem ao seguro fiança locatícia como garantia do aluguel. No Paraná, entre janeiro e maio de 2022, este seguro, que dispensa opções burocráticas como fiador ou depósito caução, cresceu 41,4% em relação ao ano anterior, segundo a. A arrecadação no estado somou R$ 42 milhões.

Fiança locatícia
O crescimento dessa modalidade de garantia deve-se, principalmente, à regra contida na Circular 587/2019, da Susep, que começou a vigorar em março de 2020. A circular exige que as apólices sejam emitidas pelo prazo total do contrato de locação (que pode chegar a 30 meses) e, portanto, elevam a arrecadação do prêmio. Essa obrigação começou a valer em março do ano passado. Os contratos anteriores eram emitidos com prazo de 12 meses.

SUAS
O Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-PR) vai realizar, entre os dias 02 e 04 de agosto, o Seminário Estadual de Assistência Social. Com a temática “Em defesa de um SUAS que proteja”, o evento é uma realização da Câmara Temática (CT) de Assistência Social e terá transmissão pelas redes sociais do CRESS-PR das 18h30 às 21h30 e pelo canal oficial no Youtube do conselho.

Modernizando
O Aeroporto de Londrina passa a oferecer serviço de reserva de estacionamento e mobile payment. Chamado de Estapar Reserva, o serviço é resultado de uma parceria entre a CCR Aeroportos e a Estapar. Agora, os usuários podem reservar o estacionamento com antecedência e têm desconto no valor da diária. Além disso, a Estapar e a CCR Aeroportos estão implementando o serviço de pagamento do estacionamento via aplicativo, pelo “Estapar Pay”, evitando filas e idas ao caixa.

Disque Denúncia
O Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP/PR), da secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho, destaca que ações em alusão ao Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico Humano, 30 de julho, estão ocorrendo em Curitiba, Maringá, Guaratuba e Foz do Iguaçu. Denúncias sobre este crime pelo site www.justica.pr.gov.br e, também, podem ser feitas pelo site e telefone do Disque Denúncia 181. No primeiro semestre de 2022, foram registrados 214 casos, que estão sob o acompanhamento do núcleo, e outros 182 com as investigações em andamento.

Apoio
O PP oficializou a coligação com o PL, em prol da reeleição do presidente Jair Bolsonaro, durante a convenção nacional, na Câmara dos Deputados. A votação foi unânime pela aliança com o partido do presidente da República. Ricardo Barros, líder no Governo, pediu mobilização dos filiados para a reeleição de Bolsonaro.

Em jogo…
Os dois partidos têm as duas maiores bancadas da Câmara dos Deputados, ao todo, são 134 deputados federais. O PL tem 77 parlamentares e o PP 57 deputados. Com mais essa aliança, além de outros partidos do Centrão, Bolsonaro será o candidato com maior tempo no rádio e na televisão.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

-- 5 Notícia --
você pode gostar também
Deixe uma resposta