Em eleição suplementar, Serginho Faust (PL) é eleito prefeito de Nova Prata do Iguaçu

Neste domingo (13), em eleição suplementar, Serginho Faust (PL) foi eleito prefeito de Nova Prata do Iguaçu com 51,09% dos válidos (3.455). O vice-prefeito eleito é Odair Pez.

Dos 8.400 eleitores aptos a votar, 6.763 foram às urnas, conforme o registro pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). A segunda colocação foi de Edilsom Grassi (PSDB), com 3.139 de votos válidos. O candidato Sandrão (PSB) recebeu 169 votos. Foram registrados ainda 58 votos brancos e 82 votos nulos.

Para essa eleição, foram convocados 130 mesários e colaboradores, distribuídos em 10 locais de votação, sendo sete na zona rural.

Indeferimento de registro

De acordo com TRE-PR, a eleição suplementar ocorreu devido ao indeferimento do registro de candidatura do candidato eleito nas eleições gerais, Ari Antônio Gallert (PTB), que se tornou inelegível por ter renunciado ao mandato de vereador na legislatura 2016/2020 no dia seguinte à comunicação formal sobre a suspensão dos direitos políticos.

Gallert teve o registro de candidatura indeferido em primeiro grau em outubro de 2020, antes das eleições, e sua candidatura ficou sub júdice, sem que ele tenha sido diplomado. Após ter um recursos especial negado por decisão monocrática, em dezembro de 2020, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a decisão de indeferimento da candidatura em 29 de março.

você pode gostar também
Deixe uma resposta