Presidente do Legislativo afirma que “foi dado um recado ao prefeito”

Ao término da sessão especial que durou mais de 6 horas, nessa segunda-feira (17), o presidente da Câmara Municipal de Pato Branco, Claudemir Zanco – Biruba (PL), enfatizou que todo o rito necessário foi cumprido, ao permitir que todas as partes apresentassem a opinião.

Biruba também afirmou que com a votação (seis votos contrários e cinco favoráveis) referentes ao Artigo 4º, incisos I e X do Decreto-Lei nº 201, de 27 de fevereiro de 1967, “o Plenário [a maioria] votou pelo arquivamento, a partir de agora vamos oficiar o Fórum Eleitoral e se arquiva a denúncia chegada ao Plenário.”

O presidente do Legislativo ainda manifestou que “foi comum de todos os vereadores, — tanto nesta votação, favoráveis ou contra —, que o município não está andando, que o prefeito não está cumprindo o Plano de Governo dele junto a cidade de Pato Branco”. Segundo Biruba, “foi dado um recado ao prefeito Robson Cantu desta situação de viabilizar o Plano de Governo para a prática. Deixar o discurso, descer do palanque e voltar as atenções realmente para o trabalho e a qualidade de vida da população.”

Nos dias que antecederam a votação, Biruba chegou a relatar o “clima tenso” na Casa, mesmo o Legislativo estando de recesso.

Contudo, com a votação e arquivamento do processo que gerou a Comissão Processante (CP), ele disse acreditar que a tensão deixe de existir na Casa, ao que completou, “espero que isso que sirva para crescimento. Houve aqui dentro nos pronunciamentos dos vereadores um respeito, todos com uma posição, cada um no seu entendimento, mas acredito que a Casa vá fazer o seu trabalho como fez até hoje de fiscalizar e votar os projetos que venham nesta Casa.”

Dirceu Luiz Boaretto (Podemos), que em outubro de 2021, foi eleito presidente da CP, que apurou os fatos relatados nas denúncias protocoladas na Casa, foi procurado pela reportagem do Diário do Sudoeste, porém, não se manifestou. A Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pato Branco, ainda no decorrer da sessão informou que o prefeito Robson Cantu não se manifestaria (pelo menos na noite de ontem, 17), com relação ao resultado da votação.

Foto: Helmuth Kühl/Diário do Sudoeste

você pode gostar também
3 Comentários
  1. Claudemir Diz

    É de fato repugnante a atitude dos vereadores que votaram pelo arquivamento do processo, demonstrando que o país realmente tem a corrupção entranhada no meio político. O mais triste é saber que nós mesmos que os colocamos lá para nós representar. E só colhemos decepção. Por isso o país não vai pra frente. Mas os seus nomes não serão esquecidos por mim e minha família na próxima eleição. Revoltante o acontecido……

  2. […] 892c6352-carta-cantuBaixar Vereadores absolvem Cantu e arquivam processo de cassação Pela primeira vez, em 69 anos, Pato Branco realiza sessão especial para votar cassação de prefeito Presidente do Legislativo afirma que “foi dado um recado ao prefeito” […]

  3. Antonio Fontanella Diz

    O presidente da Câmara municipal é uma pessoa de recados e não de atitudes. Será que não foram comprados, já que a prefeitura tinha muitos milhões em caixa? No final do mandato do prefeito e dos vereadores some o dinheiro e as obras serão: compra de terreno embargado para pedreira, embargo da construção do estádio, etc. Dirceu Boaretto, joicir Bernardi, Lindomar Brandão, Leonardo de Bortoli, Marcos Marini e Rafael celestrin não serão esquecidos. Tomara que a Policia enquadre todos vocês como cumplices, percam o mandato e se aquietem na cadeia.

Deixe uma resposta