Tadeu Veneri defende transparência nos gastos públicos

Nelson da Luz Junior

[email protected]

Após cinco mandatos como deputado estadual, Tadeu Veneri, está em campanha para uma vaga na Câmara Federal no pleito de 2022. O candidato do PT, que também concorreu a prefeitura de Curitiba em 2016, esteve em Pato Branco na última semana em compromissos da candidatura.

Se eleito para a Câmara dos Deputados, Veneri afirma que seguirá com as pautas que defendeu ao longo dos anos na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), com destaque para a defesa dos direitos humanos, a transparência nos gastos públicos a redução de privilégios da classe política.

Entre as ações de seu mandato ele menciona o projeto de lei que determina o uso de câmeras corporais por parte de policiais militares, civis e penais. “Algumas vezes isso é mal interpretado, pois isso não limita o poder da polícia. Isso faz com que os policiais estejam protegidos, os cidadãos estejam protegidos, e as abordagens tenham transparência, que é obrigação de todo servidor público”, comenta.

Assim como em seu mandato estadual, caso eleito, Veneri afirma que dará publicidade aos gastos de seu gabinete, como salário de assessores e outros recursos.

Como exemplo de suas bandeiras, ele cita ainda ter sido contra a aposentadoria para deputados. “Eu considero que nesse período foi uma das coisas mais importantes que a gente fez. Nós não temos o direito de aposentadoria por sermos deputados, o parlamentar não precisa disso, assim como não precisa de um plano de saúde privilegiado, coisas que o diferenciem de seus eleitores”, completa.

O parlamentar também foi contra o pagamento de 14º e 15º salário para os legisladores, e contra o auxílio-moradia. Veneri também afirma ter atuado na revisão da frota de veículos da ALEP. “Eram 157 carros que não se sabia com quem estava, onde estavam, e quanto custavam. Os veículos foram vendidos e o recurso revertido para que nós déssemos início a instalação da TV assembleia, e da instalação do painel eletrônico da assembleia legislativa”, disse Veneri.

Enquanto deputado estadual, o candidato também foi contra o aumento de 4000% nos valores de custos de cartório, e de 800% no reajuste no valor de serviços dos cartórios judiciais.

Parlamento

O candidato afirma ainda que deverá atuar para que a população tenha mais consciência da importância do trabalho dos parlamentos. “Quando você tem um parlamento atuante, transparente, que de fato se identifica com as pautas da sociedade, você consegue abrir espaço para que a sociedade faça aquilo que é o seu direito de ter vez e voz”, completou Veneri, que disse ainda que é preciso dar acesso ao parlamento a maior parte da população, que ele avalia não estar de fato representada.

você pode gostar também
Deixe uma resposta