As obras da Ponte de Guaratuba, no litoral do Paraná, alcançaram um novo marco técnico neste mês de abril com a concretagem dos dois primeiros vãos do trecho pré-moldado da superestrutura. A iniciativa representa um avanço significativo na construção da ponte que ligará os municípios de Guaratuba e Matinhos, promovendo mais mobilidade e desenvolvimento para a região.
A execução das lajes utilizou cerca de 120 m³ de concreto, o equivalente a 15 caminhões betoneira, com uma operação que exigiu 12 horas contínuas de trabalho e mobilizou 40 profissionais, entre engenheiros, técnicos e operários.
Cada vão corresponde à distância entre dois apoios da ponte, sustentados por pilares e fundações. No total, a ponte contará com 23 vãos, sendo 20 no trecho pré-moldado e 3 no segmento estaiado.
“Esse avanço demonstra não apenas o cumprimento do cronograma, mas também a eficiência do método de trabalho com elementos pré-moldados, que aceleram a execução e garantem qualidade estrutural”, explica Larissa Vieira, engenheira do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).
A tecnologia utilizada envolve a fabricação de estruturas pré-moldadas no próprio canteiro, que são depois transportadas até os apoios. A sequência construtiva inclui o lançamento das vigas longarinas, instalação de pré-lajes de concreto, colocação de armaduras metálicas e, por fim, a concretagem da laje definitiva.
“A etapa é resultado de um esforço conjunto entre equipes de campo e coordenação técnica. O uso de soluções pré-moldadas e o controle rigoroso dos processos construtivos têm sido fundamentais”, destacou o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti.
O engenheiro Douglas Oening, do Consórcio Supervisor Ponte de Guaratuba, reforça que a concretagem marca um ponto importante no projeto: “Estamos acompanhando rigorosamente todas as etapas para garantir conformidade com os projetos e padrões técnicos do DER/PR”.
Com 1.244 metros de extensão, a nova ponte contará com:
- 4 faixas de tráfego
- 2 faixas de segurança
- Barreiras rígidas de concreto
- Calçadas com ciclovia e guarda-corpo
Em fevereiro de 2025, a obra alcançou 44,2% de execução, evidenciando o ritmo acelerado dos trabalhos.
A estrutura é considerada uma das maiores obras de infraestrutura viária do Paraná, com impacto direto na mobilidade, turismo e economia local. A população pode acompanhar o andamento das obras em tempo real pelo site oficial:
🔗 www.pontedeguaratuba.pr.gov.br
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