O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta quarta-feira (16) o terceiro e último lote da restauração em concreto da PRC-280, entre Pato Branco e Clevelândia, no Sudoeste do Paraná. Nesta etapa, o Governo do Estado investiu R$ 180,9 milhões para recuperar pouco mais de 37 quilômetros.
Com os dois lotes anteriores já concluídos, somam-se 140 quilômetros revitalizados, transformando o que antes era considerada a pior rodovia do Paraná em referência nacional.
“Um dia histórico para todos nós, entregando a PRC-280, uma rodovia que é muito importante para o Paraná. Quando assumi o governo, essa era considerada a pior rodovia do Estado: a pior em acidentes, em número de mortes, em buracos, totalmente destruída, sendo que só o recapeamento não resolveria o problema”, destacou Ratinho Junior.
“Buscamos o que havia de mais tecnológico e inovador no mundo e hoje entregamos uma rodovia de 140 quilômetros, toda feita em concreto com a tecnologia whitetopping, que tem uma base muito mais robusta para suportar o peso de grandes cargas que transitam pelo Sudoeste”, acrescentou.
Contorno Noroeste de Pato Branco
Durante a cerimônia, o governador também assinou a ordem de serviço para as obras do Lote 2 do Contorno Noroeste de Pato Branco (PR-916), que será construído entre a PR-493 e a PRC-158, somando 14,34 quilômetros. O investimento previsto é de R$ 148,9 milhões, com prazo de execução de 900 dias, incluindo elaboração de projetos e execução.
Técnica whitetopping
A restauração da PRC-280 era uma demanda antiga da região Sudoeste, essencial para o escoamento da produção agropecuária e industrial até Curitiba e o Porto de Paranaguá. A tecnologia whitetopping aproveita o asfalto existente como base para o pavimento de concreto, com vida útil estimada em 20 anos – o dobro do asfalto comum.
O método reduz custos de manutenção, oferece mais segurança em frenagens, evita derrapagens e melhora a drenagem da água da chuva.
“Além de ser um grande produtor na parte industrial e no agronegócio, o Sudoeste também é um corredor logístico para quem vem do Oeste do Paraná, de Santa Catarina e de outras regiões do Brasil, cruzando o Estado até o Porto de Paranaguá. Essa rodovia é uma artéria fundamental e já está contribuindo com a diminuição de acidentes, trazendo mais segurança e impulsionando ainda mais o crescimento dessa região”, finalizou Ratinho Junior.
Obras complementares
O DER/PR, vinculado à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL), foi responsável por administrar e fiscalizar a obra, concluída cerca de quatro meses antes do prazo final, previsto para novembro.
“Essa rodovia é um símbolo para o Paraná e se tornou referência para o País. Estamos tocando outras rodovias por toda a região justamente porque a PRC-280 demonstrou eficiência e mais segurança, ou seja, o novo modelo introduzido aqui deu certo”, explicou o secretário Sandro Alex.
“Investimos quase R$ 500 milhões em toda a restauração da PRC-280, porém salvar vidas não tem preço. Estamos muito felizes em poder entregar esse trecho até Pato Branco. Voltaremos nos próximos dias porque teremos ampliações de capacidade e novas rodovias sendo construídas em toda a região Sudoeste do Paraná”, complementou.
Desenvolvimento regional
Para o secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, a restauração da PRC-280 era um sonho e uma necessidade para o desenvolvimento do Sudoeste.
“Estamos falando de uma rodovia com enormes dificuldades de pavimentação. Infelizmente, muitas pessoas perderam a vida nessa rodovia e, desde o primeiro momento, o governador foi muito assertivo em buscar uma solução. Nosso coração está transbordando de alegria, porque sabemos que essa rodovia trará dignidade, oferecerá condições reais de competitividade para o Sudoeste, conectando a região com outros eixos industriais e rodoviários”, ressaltou.
O presidente da Assembléia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi destacou a importância da obra.
É o fim de uma espera de décadas! Hoje entregamos a PRC-280 completa e moderna: são 140 km de concreto. Uma das maiores obras da história do Paraná — um marco para o Sudoeste e para a logística do Brasil! E tem mais: demos o pontapé nas obras do Contorno Noroeste de Pato Branco — um novo traçado que vai tirar o fluxo pesado de caminhões do centro da cidade. Desenvolvimento, segurança e qualidade de vida caminhando juntos. Estamos construindo o futuro do Paraná!, completou.
Especificações técnicas
O trecho final entregue nesta quarta-feira tem 37,49 quilômetros, ligando o perímetro urbano de Pato Branco ao trevo com a Avenida Nossa Senhora da Luz, em Clevelândia, passando por Mariópolis. As faixas de rolamento possuem 3,50 metros de largura e acostamentos de 2,50 metros, com terceiras faixas nos pontos críticos. As placas de concreto têm aproximadamente 22 centímetros de espessura.
Além do pavimento, a obra inclui melhorias no sistema de drenagem, plantio de grama, nova sinalização horizontal e vertical, tachas refletivas e defensas metálicas.
O volume diário médio de tráfego na PRC-280 pode chegar a oito mil veículos, com forte predominância de caminhões.
Investimentos anteriores
O primeiro lote da restauração foi entregue em março de 2023, ligando o Trevo Novo Horizonte e Palmas, com investimento de R$ 107 milhões. Em dezembro de 2023, foi entregue o trecho entre Palmas e Clevelândia, com R$ 188,5 milhões. Com a conclusão do terceiro lote, o investimento total na PRC-280 atinge R$ 476,4 milhões.
Repercussão local
“É um momento único para o Sudoeste. Agora temos uma obra nos padrões mundiais de qualidade sendo entregue e já assinando o início de uma segunda etapa, que é o nosso Contorno Noroeste. Somos muito gratos ao Governo do Estado, que tem um olhar diferenciado para a nossa região, e isso faz toda a diferença”, celebrou o prefeito de Pato Branco, Géri Dutra.
“Esta é uma conquista que representa vidas salvas, economia fortalecida e justiça com uma região que há muito tempo precisava dessa atenção. Lutamos por isso desde o primeiro dia do mandato e o que temos hoje é a realização e um sonho”, declarou o deputado Luiz Fernando Guerra.
O caminhoneiro Adriel Eberlle também comemorou. “Era bem complicado. Tinha que andar bem devagar, senão você ficava na estrada. Estava bem crítica a situação dessa estrada. Agora ficou bom, ajudou bastante. Antes perdíamos muito tempo, demorava muito para fazer esse trajeto, mas agora dá para chegar mais rápido e, com isso, fazer mais entregas.”
Programa de rodovias em concreto
A PRC-280 foi a primeira rodovia do Paraná a utilizar a técnica de whitetopping. Desde então, o Estado consolidou o maior programa de rodovias de concreto do Brasil, com 18 trechos em diversas fases de execução, totalizando cerca de 500 quilômetros e R$ 3,1 bilhões em investimentos.
Entre as obras estão a duplicação da PRC-466 (Guarapuava a Pitanga), a duplicação em concreto entre Matinhos e Praia de Leste, a Rodovia dos Minérios na Grande Curitiba e a pavimentação entre Mandirituba e São José dos Pinhais.
Presenças
Participaram da inauguração o vice-governador Darci Piana, o presidente da Assembleia Legislativa Alexandre Curi, a secretária estadual Leandre Dal Ponte, o chefe da Casa Militar coronel Marcos Tordoro, o diretor-presidente do DER/PR Fernando Furiatti, o diretor-presidente do Instituto Água e Terra Everton Souza, o presidente da Jucepar Marcos Rigoni, o conselheiro do TCE Augustinho Zucchi, os deputados estaduais Adão Litro, Luis Corti, Luiz Fernando Guerra e Wilmar Reichembach, além do diretor-superintendente do Sebrae/PR Vitor Roberto Tioqueta, prefeitos e demais autoridades locais.
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