Alunos de São João realizam feira para vender produtos feitos em projeto de empreendedorismo

Hoje (3), 243 alunos de 16 turmas da rede municipal de ensino de São João estão participando da Primeira Feira Municipal do Jepp.

O evento faz parte da última etapa do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, aplicado em turmas do 1º ao 5º ano, em parceria com o Sebrae.

De acordo com Simone Zanella Ferreira Hartmann, coordenadora pedagógica na área programas e projetos, o Jepp tem a intenção de incentivar nas crianças o empreendedorismo e a reutilização de materiais, através de atividades lúdicas. “Na prática, eles aprendem riscos calculados e tomam decisões. É um projeto que os incentiva a inovar”, explica.

Segundo a coordenadora, o Jepp iniciou ainda no começo deste ano e, agora, em sua fase final, tem como tarefa a criação de um negócio. Na prática, os alunos precisam criar uma empresa, desde sua marca até a comercialização de seu produto.

Em São João, o Município optou por fazer uma feira única, aberta a toda comunidade para expor os trabalhos e vendê-los.

Feira

A feira será realizada no centro de eventos do Parque Ambiental Antonio Gasparetto, das 13h às 17h e será aberta a toda comunidade.

O valor dos produtos comercializados foi estipulado por turma a partir de seus custos de produção.

Destinação do dinheiro arrecadado

Conforme Simone, o valor arrecadado pelas turmas na feira com a venda de seus produtos, será utilizado como cada grupo decidir. Alguns, como ela conta, dividirão o dinheiro entre si e outros, comprarão coisas para a escola, como livros.

Porém, antes do lucro, os pequenos terão que devolver a suas escolas o dinheiro que utilizaram no começo do projeto para iniciar as produções. A escola neste caso, faz o papel de banco das empresas criadas pelas turmas.

Produtos comercializados*

1º ano — aromatizantes

2º ano — temperos e condimentos

3º ano — brinquedos ecológicos

4º ano — locação de brinquedos

5º ano — alimentos

*Todos os produtos vendidos na feira foram produzidos pelos alunos participantes do projeto.

você pode gostar também
Deixe uma resposta