Amsop realiza primeira Assembleia Geral Ordinária do ano nesta sexta

Marcelo Coan

Além de discutir e tratar dos temas pautados na ordem do dia, entidade quer ouvir prefeitos e secretários para construir uma agenda de trabalho para 2023

A Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) realiza, nesta sexta-feira (20), na sede da entidade, em Francisco Beltrão, a primeira Assembleia Geral Ordinária (AGO) de 2023. A reunião foi convocada pelo prefeito de Coronel Vivida e presidente da associação, Anderson Barreto.

O objetivo é reunir prefeitos e secretários dos 42 municípios do Sudoeste do Paraná e discutir, entre outros temas, o piso nacional do magistério, reajuste salarial dos servidores municipais, transporte escolar e 6ª aula, energia elétrica e quedas frequentes. “São assuntos recorrentes e que afetam todos os municípios, não só do Sudoeste, mas de todo o Paraná e, por que não dizer, do Brasil”, disse o presidente da entidade frisando que apenas a pauta da energia é particular da região. Junto a isso, o grupo deve deliberar sobre algumas ações que a nova diretoria executiva irá realizar em 2023. “A gente espera que a maioria dos prefeitos compareçam, pois queremos ouvir os seus apontamentos e demandas”. A ideia é construir um planejamento para o ano de forma coletiva.

Trabalho

Por representar os interesses dos 42 municípios do Sudoeste, Barreto afirma que a Amsop é uma das associações mais importantes em nível de Estado. Segundo ele, é a entidade que possui maior número de municípios integrados. “Por conta dessa grandeza, ela é muito respeitada no cenário estadual e, por que não dizer, no federal” defendeu observando que, na trajetória de mais de 50 anos, ela foi palco de ações importantes e discussões de muitas demandas. Ele defende que a associação, com competência, conseguiu resolver uma série de situações e demandas que mais tarde contribuíram para o desenvolvimento do Sudoeste.

Por conta disso, o presidente da Amsop afirma que a entidade ocupa um lugar de destaque e vanguarda no contexto estadual. “As pautas que são tratadas através da associação e levadas a conhecimento dos entes em nível estadual e federal, geralmente são atendidas”, pontuou adiantando que a pauta da AGO desta sexta-feira não deve ser diferente.

No caso de uma dessas pautas, a da energia elétrica, Barreto lembra que em 2022 a Amsop compôs um comitê, o qual atuou junto a concessionária. O trabalho resultou no levante dos problemas e no apontamento de quais seriam os investimentos necessários para resolver a questão em médio prazo. Nos próximos dias a Companhia Paranaense de Energia (Copel) deve fazer uma devolutiva para a associação. Dependendo de retorno, o presidente não descarta a possibilidade de levar o debate sobre o assunto adiante.

A exemplo disso, Barreto reforça que há outras frentes de trabalho em curso, assim como várias comissões de segmentos – educação, saúde, infraestrutura, turismo e agricultura – que atuam no sentido de contribuir na resolução de problemas e no crescimento econômico do Sudoeste. O objetivo é fazer um planejamento de ações e articular o desenvolvimento das mesmas junto as esferas governamentais.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.