Ciruspar completa 10 anos de atuação no Sudoeste

A constituição do Ciruspar é quem permite a operacionalização do Samu 192 na região; em média, o consórcio recebe cinco mil ligações ao mês e atende mais de duas mil ocorrências

Na segunda-feira (20), o Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná (Ciruspar) — órgão que administra o Samu 192 na região — completa 10 anos de existência.

Constituído com a finalidade de gerenciar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192 no Sudoeste, região com 42 municípios, o consórcio funciona com uma estrutura semelhante a uma prefeitura. No local existe o setor de licitação, compras, financeiro e RH.

Na prática, sua função é garantir o bom funcionamento do Samu. Ou seja, providenciar que a parte administrativa do serviço aconteça com excelência, uma vez que o Samu não é mantido pelo Estado ou por um município em específico, mas sim pelo próprio consórcio, que conta com recursos da União (29,6%), do Estado (20,6%) e dos 42 municípios (49,8%) para funcionar.

A constituição do Ciruspar é quem permite a operacionalização do Samu 192 na região. Em média, o consórcio recebe cinco mil ligações ao mês e atende mais de duas mil ocorrências, todos serviços feitos pelas suas equipes do Samu espalhadas no Sudoeste.

Abrangência

Com abrangência em toda região, o Ciruspar conta com 13 bases descentralizadas — Chopinzinho, Clevelândia, Coronel Vivida, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Mangueirinha, Palmas, Pato Branco, Realeza, Santo Antonio do Sudoeste, Itapejara D’Oeste, Ampére e Planalto.

Ao longo de seus 10 anos o consórcio adquiriu quatro ambulâncias do tipo USA — Unidade de Suporte Avançado — que funcionam como uma UTI móvel e 15 ambulâncias do tipo USB —Unidade de Suporte Básico — que são responsáveis por 90% das ocorrências atendidas pelo Samu.

O consórcio também possui um Núcleo de Educação Itinerante (NEI) que propicia o treinamento permanente de suas equipes, além da capacitação e orientação em urgência e emergência para profissionais de saúde, escolas e comunidade em geral da região.

Hoje a sede regional do Ciruspar está situada em Pato Branco, na rua Assis Brasil, nº 622, no bairro Vila Isabel.

Planos para o futuro

Visando ampliar e modernizar a estrutura do consórcio, já foi aprovado, por duas votações, na Câmara Municipal de Vereados de Pato Branco a doação de um terreno para o Ciruspar. Com aproximadamente 9 mil metros quadrados ele está localizado em um ponto estratégico do município — rua Ivaí, em frente ao Parque da Pedreira.

Com o novo espaço será possível abrigar, em um mesmo local, todas as estruturas vinculadas à sede do SAMU 192 — Central de Regulação de Urgências, base para três equipes de ambulâncias, garagens, almoxarifado regional, sede do Ciruspar e a sede do NEI.

Em novembro deste ano, uma matéria do Diário do Sudoeste, trouxe a informação de que o consórcio havia recebido a autorização do Legislativo para doação de um imóvel da nova sede.

Naquele período, Gerson Luiz Leonarski, coordenador de Enfermagem, destacou que a doação do terreno representa a consolidação do serviço, que completa 10 anos de atividades na próxima segunda.

“Nesses 10 anos foram realizadas 600 mil ligações atendidas pela Central de Regulação do Samu. A construção da sede é um sonho não só para a parte administrativa, mas para todos os quase 400 funcionários do Ciruspar, e da parte política atual e dos que já deixaram seus mandatos. Isso porque nesses 10 anos de Samu houve empenho de muitos políticos, gestores, secretários de Saúde, para a consolidação do Ciruspar, que atende os 42 municípios do Sudoeste”, ressaltou.

Ainda conforme a publicação, “Gerson enfatizou ainda a satisfação dos funcionários com a expectativa de uma sede organizada, com fluxos apropriados dentro de cada proposta de trabalho. “Esse terreno representa o reconhecimento pelo trabalho que vem sendo realizado. E também, em relação a parte técnico-administrativa, com a sede própria unificada será possível anexar no mesmo espaço de trabalho os setores administrativo e operacional, e o núcleo de educação, onde será implantado um centro de simulação realística, onde os 42 municípios serão contemplados. Atualmente esses departamentos atuam separadamente. Com a unificação haverá também a redução de custos”, completou.”

você pode gostar também
Deixe uma resposta