Clevelândia e Palmas se destacam na vacinação contra covid-19

Enquanto municípios aplicam doses em pessoas com idades acima dos 18 anos, Pato Branco vacina população na faixa dos 28 anos

Jovens com 18 anos de idade já estão sendo vacinados contra a covid-19 em Clevelândia e Palmas. Ambos se destacam na microrregião de Pato Branco por apresentaram uma diferença considerável na imunização, em comparação com outros municípios, como por exemplo Pato Branco, que vacina pessoas com idade acima de 28 anos, ou São João e Vitorino, que   aplicam doses no público na faixa dos 25.

De acordo com o chefe da Sétima Regional de Saúde, Anderson Nesello, essa diferença não quer dizer que municípios que ainda estão longe de aplicar doses em pessoas com 18 anos, estão atrasados na campanha de imunização contra a covid-19.

Segundo ele, o que acontece é que alguns fatores contribuíram para o avanço de Clevelândia e Palmas na vacinação, por exemplo. Como explica, informações habitacionais desatualizadas no Ministério da Saúde, falta de comprometimento das pessoas em algumas localidades em se vacinar e particularidades, como população quilombola e indígena, em alguns municípios, aceleraram o processo.

“No caso de Palmas, em específico, foram cadastrados muitos caminhoneiros na época da Influenza, que nem são naturais do município. O que acontece é que esses motoristas tomaram suas doses em suas localidades, porém, Palmas acabou recebendo vacinas por eles, também, e por isso, ficou com um pouco mais de doses”, contou.

Mas afinal, avanço na vacinação significa 100% de vacinados?

Conforme o chefe da Regional de Saúde, o fato de um município estar aplicando doses em jovens, a partir dos 18 anos, não significa que o restante do público-alvo tenha recebido o imunizante.

Segundo ele, “muitos municípios aceleraram na questão de idade para que vacinas não ficassem paradas”, mas não porque não tinham mais público.

À reportagem do Diário do Sudoeste, as Secretarias de Saúde de Palmas e Clevelândia informaram ter vacinado mais de 80% de sua população,  com a primeira dose do imunizante, contra a covid-19.

Em Palmas, 28.512 pessoas já tomaram a dose 1, o que representa 81, 71% do total do público-alvo, e outros 1.454 tomaram doses únicas (4,16%). No município, 26,18% já tomou também a segunda dose.

Já em Clevelândia, das 13 mil pessoas que devem receber o imunizante, 10.556 já tomaram a primeira dose e 3.329 a segunda. Na localidade, a responsável pela vacinação estima que até o fim da próxima semana toda população tenha tomado a primeira dose.

“Ficou muito pouco usuário que não foi vacinado, que está na faixa etária de 30, 40 anos. Alguns, dizem que não conseguiram vir porque estavam foram trabalhando e outros com covid”, conta Gisele Alves dos Saltos Kovalhuk, coordenadora da imunização em Clevelândia.

No município, uma outra particularidade que chama atenção e foi ressaltada à reportagem por Gisele é que muitas pessoas que precisam tomar a segunda dose, não estão indo. “Estamos precisando fazer busca ativa deles. Eles aparecem, mas tem alguns que vêm com um mês de atraso”, disse, completando que “os jovens, com 18 e 19 anos, estão vindo mais do que os outros.”

Pato Branco, município na casa dos 28

Entre os municípios da microrregião, Pato Branco é o com a maior faixa etária sendo vacinada contra a covid-19. Até quinta-feira (29), antes das doses acabarem, o município estava aplicando imunizantes em pessoas com idades a partir dos 28 anos.

Ao Diário, a coordenadora do programa municipal de imunização, Emanoeli Stein, explicou que cada faixa etária está sendo vacinada em sua excelência, ou seja, quase que 100%, antes que passe para a próxima.

Além disso, como ela explica, a estratégia de vacinação do município compreende aplicar doses, também, em pessoas de outras localidades que trabalham em indústrias instaladas no município. “Não sei exatamente o quantitativo. Mas tem bastante pessoas. A cada faixa etária cerca de 20 a 30. É uma estratégia adotada para evitar que o vírus seja trazido para o município. Precisamos garantir a proteção da população”, explicou.

Um outro fator apontado por Nesello para a diferença na idade do público-alvo sendo vacinado em Pato Branco, é que o município possui a maior população da micro, dado desatualizado no Ministério da Saúde, que utiliza estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2020.

Vacinação para jovens entre 12 e 17 anos

Mesmo que alguns municípios já estejam se aproximando do fim da aplicação das primeiras doses em todo público com idade até 18 anos, e que existe a possibilidade de vacinar adolescentes, entre 12 e 17 anos, neste momento, isso não acontecerá.

Como explica Nesello, agora, a intenção é focar em finalizar a aplicação de doses 1 em toda a micro. Por isso, municípios que forem acabando seus públicos, terão que esperar outros completarem sua campanha para iniciar a aplicação de doses nos menores.

“Ao chegar aos 18 anos, automaticamente, os municípios haverão de não receber mais doses para essa faixa etária, a não ser que eles tenham avançado em demasia e ficado muitas pessoas nos grupos de faixa etária superior para trás sem fazer a vacinação.”

“Com relação a aplicação de doses no público de 12 a 17 anos, não será aberta enquanto não tivermos bem alinhado para todos os municípios  com 18 anos. A previsão é para que isso ocorra até o fim de agosto”, finalizou.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.