Clubes de mães de Vitorino retornam com suas atividades

Participação da Secretaria de Desenvolvimento Social nos encontros deu origem ao Empodere-se, projeto que trabalhará a autoestima e o empoderamento feminino

Mais de um ano paradas, o Clube de Mães Vila Maria de Vitorino retornou com suas atividades na última quinta-feira (6). O encontro ocorreu presencialmente no bairro Araucária Park e trouxe novidade — a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social do município nessa nova etapa.

Durante o primeiro encontro participaram 39 mulheres. Juntas, ouviram sobre autoestima, menopausa e a importância da prática de exercícios físicos.

Para Janete Raquel de Oliveira Cristani, presidente do Clube de Mães Vila Maria, os temas abordados no retorno das atividades são de extrema importância, pois, segundo ela, as mulheres participantes do clube são, na maioria dos casos, pessoas que trabalham muito em prol dos filhos e da família e acabam esquecendo de si.

“São mães agricultoras, trabalhadoras. Não há o perfil de violência doméstica, mas sim de uma pessoa que trabalha demais e se dedica aos outros. A intenção é tentar resgatar nelas esse olhar para si, o autocuidado”, disse.

Empodere-se

A retomada de atividades do Clube de Mães Vila Maria não é isolada. Assim como o clube, outros 14 espalhados por comunidades rurais de Vitorino também retornarão com seus encontros. Isso porque, neste ano, a Secretaria de Desenvolvimento Social participará de todos os encontros.

Sua inclusão nas atividades dos clubes de mães do município deu origem ao projeto Empodere-se, que tem por objetivo trabalhar a autoestima e o empoderamento feminino em todas as mulheres de Vitorino.

No entanto, no momento, por conta da pandemia, o projeto contemplará apenas mulheres da zona rural. Depois, com uma outra abordagem, será expandido para todo o município, abrangendo também mulheres da zona urbana. Por hora, cada um dos clubes realizará um encontro por mês.

Fernanda Tomassoni, secretária de Desenvolvimento Social, explica que a intenção é trabalhar o fortalecimento do vínculo social e resgatar atividades, como cursos, capacitações e eventos para as mulheres, que estavam paralisados no município.

“O social é feito de vínculos. Se não irmos na comunidade e não saber o que elas [mulheres] querem, não conseguiremos executar um trabalho bom e nem levar conhecimento e fortalecimento a elas”, ressaltou Fernanda.

Cronograma das atividades

Enquanto atividades com maior interação estiverem proibidas no município, em decorrência da prevenção a covid-19, o projeto trabalhará apenas com palestras. Depois, com a liberação para eventos maiores, o Empodere-se também ministrará cursos nas áreas de desenvolvimento pessoal, alimentação e artesanato. Capacitações também serão ofertadas.

Próximo encontro

No dia 21 de maio a Secretaria se reunirá com o Clube de Mães da Linha Santo Antônio. No encontro, com o mesmo tema abordado na semana passada, esperam-se cerca de 20 mulheres.

você pode gostar também
Deixe uma resposta