Colégio Cely Tereza Grezzana realiza projeto Água Benta em Chopinzinho

Teve início em maio deste ano e segue até nesta semana, o projeto “Água benta”, no Colégio Estadual do Campo (CEC) Cely Tereza Grezzana, em Chopinzinho.

A atividade envolve diretamente 17 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, porém, segundo informações da diretora Claudia Lemos, também abrange os demais estudantes, totalizando em mais de 100 [distribuídos entre o 6º ano do Ensino Fundamental e a 3ª série do Ensino Médio].

Ela conta que o projeto — com coordenação da professora Edinara Gambim Martins — está participando do programa TransformAção, que chega neste ano a sua quarta edição e é promovido pela Engie Energia.

A iniciativa da empresa geradora de energia “objetiva estimular o protagonismo de estudantes das escolas localizadas nos municípios lindeiros das Usinas Hidrelétricas Salto Santiago (UHSS) e Salto Osório (UHSO), a fim de fortalecer a cultura do empreendedorismo local, os princípios da sustentabilidade e, cada vez mais, a melhoria da relação entre as pessoas e o meio em que nossa sociedade está inserida”, explica a equipe de sustentabilidade da regional da Engie Paraná.

Claudia diz que o colégio sempre trabalhou com o protagonismo estudantil, a proteção e conservação de nascentes e fontes, mas esse ano ampliou suas ações com o projeto “Água benta”, que, “além dessas práticas, tem como dinâmica a conscientização, o respeito e a importância da convivência pacífica entre os povos, com ênfase na água, que tem fundamental importância para a manutenção da vida na terra”.

Ela destaca que a ausência de água extingue e a presença dá vida às espécies, determina a ocupação de territórios e também é sagrada, pois é fundamental na realização de alguns ritos e cerimônias.

Assim, várias ações ocorreram durante esses quatro meses de projeto, como experimentos; produção de redações e desenhos; palestras presenciais e virtuais; criação de fontes; elaboração de jogos; além de reportagens que apresentam tudo o que foi trabalhado durante esse período, as quais foram publicadas na página do Facebook do colégio.

“Como diretora do Cely Grezzana, digo que foi uma experiência maravilhosa. O projeto foi interdisciplinar e uniu muito os alunos, pois todos se envolveram. É muito bom vê-los mobilizados, desenvolvendo o protagonismo, empoderados, conscientes das suas ações sobre o meio ambiente e multiplicando toda a comunidade escolar”, avalia.

Sobre o TransformAção

Realizado desde 2018, o programa é destinado às escolas municipais, estaduais e particulares; e dividido em três categorias: 5º ano, 6º ao 9º ano, e Ensino Médio.

“Desde o início do TransformAção, as áreas temáticas são inspiradas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). E, dentro destas, existem 17 ODS, que abrem espaço para muitos trabalhos diferenciados”, conta a equipe da Engie.

As instituições de ensino tiveram entre março e abril deste ano para se inscrever na quarta edição. As que se destacarem receberão premiações em dinheiro, e os resultados serão divulgados nos dias 30 de novembro, na UHSS e 1º de dezembro na UHSO.

Da UHSS, o programa recebeu o total de 35 inscrições entre as três categorias. Elas estão distribuídas entre os municípios de Foz do Jordão, Chopinzinho, Rio Bonito do Iguaçu, Porto Barreiro, São João, Virmond, Sulina, Saudade do Iguaçu e Laranjeiras do Sul.

Da UHSO, o programa recebeu 24 inscrições, distribuídas entre os municípios de Quedas do Iguaçu, Espigão Alto do Iguaçu, Três Barras do Paraná e São Jorge D’Oeste.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.