Com salto nos casos de dengue, Amsop alerta para possível epidemia

Aline Vezoli

A Comissão de Saúde da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), alerta a região para uma possível epidemia de dengue pois, desde o início deste ano, vem registrando um salto nos casos em munícipios do Sudoeste do Paraná.

Luís Carlos Turatto, prefeito de Dois Vizinhos e presidente da Comissão de Saúde da Amsop, divulgou em Nota técnica elaborada pela entidade, diversas orientações para os municípios da região com o intuito de engajar os lideres municipais no combate contra o mosquito Aedes Aegypt.

A principal orientação é para que os municípios abram um Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratar profissionais capazes de fiscalizar a proliferação do mosquito e conscientizar a população.

Em reunião realizada no dia 3 de março na Amsop, o prefeito de Palmas e também membro da Comissão, Kosmos Nicolaou, afirmou que, para evitar a proliferação do mosquito e o início de uma epidemia, “é necessário o esforço em conjunto, com a população colaborando para que a água não acumule em vasos de plantas, garrafas pet, pneus e entulhos. E, ainda, zelar pela limpeza de lotes urbanos”.

Em boletim divulgado pelo Estado do Paraná no dia 2 de março, foram divulgados 11 casos confirmados de dengue na região Sudoeste do Paraná, sendo eles, sete em Pato Branco, enquanto os municípios de Chopinzinho, Coronel Vivida, Itapejara D’Oeste e Sulina, registraram um caso em cada cidade. Nesse mesmo boletim, a informação é de 62 casos de dengue sendo investigados.

Pandemia de covid causou impactos no combate

Com os olhos de todo o Brasil voltados para a pandemia da covid-19, a região do Sudoeste não agiu de forma diferente e, com a gravidade da situação, não mediu esforços para frear o avanço na contaminação da covid-19, precisando disponibilizar equipes inteiras para tratar os infectados pelo vírus.

De acordo com José Krestiniuk, executivo da Amsop, os municípios precisaram improvisar durante o período de pandemia, quando muitos ficavam doentes, inclusive os profissionais da saúde. “Quando um pegava, outros precisavam se isolar. Houve uma concentração de forças, foi muito difícil enfrentar a situação e várias equipes de controle da dengue ficaram desfalcadas conforme o aumento de casos”.

Krestiniuk chama a atenção para a situação pois, “se não houver uma ação em conjunto da região, com o aumento de casos, vai tomar conta, já que agora o mosquito não está apenas em áreas afastadas, como também é encontrado nas regiões centrais”.

Pato Branco

Desde a semana passada, a maioria dos municípios do Sudoeste estão divulgando ações para a tentar reduzir os números de casos de dengue, bem como de mosquitos transmissores.

No caso de Pato Branco, como uma forma de minimizar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura de Pato Branco realizará mutirões de limpeza nos bairros.

A ação inicia hoje (8), nos bairros Vila Isabel, São Luiz e Bortot. Os moradores devem deixar os entulhos, lixos recicláveis e materiais que são possíveis criadouros da larva, na calçada em frente às residências, comércios ou outros, que será recolhido pelas equipes de Limpeza, Conservação de Vias e Espaços Públicos.

Os serviços serão realizados em todas as ruas dos três bairros. “As equipes passarão em todas as ruas dos bairros e não retornarão no local para recolher mais entulhos. Então, reforçamos para a população que deixem os entulhos na calçada já a partir da terça-feira, que serão recolhidos”, frisa o coordenador do setor de Controle de Endemia, Juliano Santos.

Após esses bairros, a ação será realizada nos demais. O cronograma será divulgado previamente. “Conforme formos identificando os locais mais infestados pelo mosquito, iremos realizar a limpeza, mas o nosso objetivo é passar por todos os bairros”, explica Santos.

Boooxxx

Ações

Segundo Nota Técnica divulgada pela Amsop, as ações a seguir são de extrema importância para diminuir a proliferação do mosquito e, em consequência, o risco de ser infectado pelo vírus da dengue.

  • Realização de Processo Seletivo Simplificado para contratar Agentes de Combate de Endemias;
  • Engajamento de servidores das secretarias e departamentos municipais de educação, meio-ambiente para auxiliar equipes de saúde no enfrentamento;
  • Ativação e participação dos membros dos comitês municipais de combate à dengue;
  • Realização imediata de mutirões de fiscalização e limpeza de lotes, terrenos, praças;
  • Supervisão de notificações de casos de dengue;
  • Conscientização da população.
você pode gostar também
Deixe uma resposta