Começa a concretagem da rodovia entre Palmas e Clevelândia

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), deu início à concretagem na obra de restauração da rodovia PRC-280, que liga Palmas a Clevelândia na região Sudoeste do Paraná. Com um investimento robusto de R$ 188,25 milhões, o projeto abrange um trecho de 45 quilômetros e é vital para melhorar a infraestrutura de transporte na região.

Os trabalhos começaram no perímetro urbano de Clevelândia, especificamente entre as rotatórias da Avenida Nossa Senhora da Luz e a Rua Crescêncio Martins. A fase atual da obra impacta o acostamento e uma das faixas de rolamento, que já foram preparados nas semanas anteriores para receber o novo pavimento rígido de concreto.

Esta técnica, conhecida como whitetopping, já foi aplicada com sucesso no trecho entre Palmas e o Trevo Horizonte e está prevista para uso em futuras restaurações entre Pato Branco e Clevelândia. O whitetopping é reconhecido por sua durabilidade e eficácia na reabilitação de pavimentos asfálticos.

Durante essa fase, a rodovia opera em sistema pare-e-siga 24 horas por dia para permitir o trabalho contínuo e o período necessário de cura do concreto antes que possa ser aberto ao tráfego de veículos. Além da restauração do pavimento com a concretagem, o projeto inclui a implantação de dispositivos de drenagem de águas, atualização da sinalização horizontal e vertical, correção da geometria nas interseções em nível e nos acessos, além de serviços complementares como plantio de grama e instalação de defensas metálicas.

As vantagens do pavimento rígido de concreto são notáveis: possui uma vida útil estimada em 20 anos, o dobro do asfalto, oferece menor custo de manutenção e conservação, maior segurança contra derrapagem e eficiente drenagem de água da chuva.

A escolha do pavimento rígido é especialmente adequada para a PRC-280 devido ao alto volume de tráfego de caminhões, sendo uma ligação crucial entre o Sudoeste e o Sul do estado. A expectativa é que a obra seja concluída até o final do ano, garantindo maior segurança e conforto para todos os usuários da rodovia.

A concretagem da rodovia que iniciou hoje (16), mais a instalação de dispositivos de drenagem, sinalização e correções geométricas em interseções, tem previsão de conclusão em 360 dias.

Alternativas

Com as obras em andamento na rodovia, o DER/PR recomenda que os usuários utilizem rotas alternativas para evitar longas esperas e a formação de filas:

  • SC-155, acesso pelo trevo do Rincão, seguindo por vias catarinenses até retornar ao Paraná em Vitorino;
  • PR-459 e PR-449 como ligação entre Clevelândia e Palmas, com parte do percurso em rodovia sem pavimentação.
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