Conselho discute ações de preservação do rio Pato Branco em Mariópolis

O Conselho Municipal do Meio Ambiente de Mariópolis se reuniu no dia 8 de junho para aprovação do Plano Municipal de Restauração e Proteção da Bacia do Rio Pato Branco, além de projetar suas próximas ações.

-- 2 Notícia --

De acordo com Ronaldo Bresolin, vice-presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente do município, as ações que serão realizadas seguem a mesma premissa de medidas sociais e ambientais que estão sendo feitas desde 1994 para conservar e recuperar a bacia. “Inclusive, na época, as ações partiram de projetos e levantamentos em conjunto com a UTFPR”, aponta.

Bresolin afirma que o plano aprovado na quarta-feira (8) prioriza a recuperação de nascentes e da mata ciliar dos rios pois, “digamos que a gente tem um programa de proteção dessas fontes com o intuito também de melhorar a qualidade da água”.

-- 3 Notícia --

Para que as atividades sejam retomadas, um cronograma foi estabelecido pelo conselho, com projetos que são executados a partir de agosto de 2021.

“A gente está fazendo o diagnóstico a partir de imagens do Google, vamos armazenando os dados e editando os mapas”, aponta, citando também que a parte do Rio Pato Branco em Mariópolis está, em sua grande maioria, coberto com mata ciliar.

-- 4 Notícia --

“Nas últimas imagens que conseguimos no Google, dá pra ver que temos mais áreas preservadas do que sem preservação, ou seja, há uma parte considerável em torno do rio Pato Branco, dentro de Mariópolis, que está preservada”, afirma.

Segundo Bresolin, o Conselho realiza mensalmente reuniões para definir ações que devem ser realizadas para preservação do local. Atualmente, vice-presidente aponta que estão sendo realizados encontros para aprovar o plano de aplicação do fundo de recursos. “A gente recebe e precisamos aprovar esse plano para poder aplicar as ações”, destaca.

ICMS Ecológico

Em levantamento realizado em 2021, Mariópolis liderou, no Sudoeste, os municípios com maior recebimento do ICMS Ecológico, com R$ 4.058.725 milhões, um crescimento de 8,8% em relação a 2020, de acordo com uma pesquisa da empresa Nativa do Brasil, com informações da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa/Sedest).

O recebimento do ICMS Ecológico é uma recompensa pela proteção das áreas verdes e mananciais, além de outras ações de preservação do meio ambiente.

A liderança no ranking da arrecadação de Mariópolis é devido à biodiversidade e de importantes mananciais de água presente na área do município, somado as ações de preservação, o que contribui para o repasse.

O rio Pato Branco é um importante fator para que Mariópolis receba o alto valor do ICMS Ecológico, já que 80% de sua extensão está no local e abastece a população de Pato Branco.

De acordo com dados levantados pelo Diário do Sudoeste em 2021, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) aponta que 80% da bacia do rio Pato Branco em Mariópolis têm vazão diária de 22.896 m³, ou seja, 950 mil litros de água por hora. Os outros 20%, composto por três poços na área urbana e responsáveis pelo abastecimento de Mariópolis, somam 1,3 milhão de litros por dia.

Resgate histórico

Outras ações relacionadas ao rio Pato Branco são realizadas com frequência em Mariópolis. Em abril de 2021, um encontro teve como objetivo resgatar a história do manancial do rio Pato Branco para elaboração de um arquivo especial sobre o local.

Além de lideranças locais, profissionais e entidades puderam contribuir com ideias e ações para conservação do meio ambiente e melhorias para o sistema hídrico do rio.

A ideia foi oportunizar que os participantes do encontro pudessem relatar suas vivências em cada época e resgatar ações desenvolvidas no campo ambiental, voltadas a educação e conscientização ecológica e evidenciar a importância de manter a atenção e cuidado para com o rio Pato Branco.

-- 5 Notícia --
você pode gostar também
Deixe uma resposta