Copel discute novo projeto de usina em audiências públicas no Sudoeste

* com assessoria

Com o objetivo de apresentar à população estudos feitos para o licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica Salto Grande, prevista para o rio Chopim, no Sudoeste do Paraná, a Copel realizará na próxima semana duas audiências públicas.

A primeira no município de Pato Branco, na quarta-feira (12); e a segunda na quinta (13), em Coronel Vivida. Ambas ocorrerão das 19h às 22h, em formato misto [presencial e virtual].

“Devido à pandemia da covid-19, as plenárias presenciais serão com número reduzido de participantes, atendendo aos decretos municipais e estadual, e seguindo as orientações de distanciamento, aferição de temperatura, uso de máscaras e álcool em gel”, explica o superintendente de Negócios de Geração, Transmissão e Distribuição da Copel, Samuel Alves Barbosa.

Ele informa que a reserva de vaga é por ordem de inscrição, a qual deve ser feita pelo site www.usinasaltogrande.com.br ou pelo WhatsApp: (41) 3022-1247. Nesse mesmo site, para quem preferir, as audiências estarão disponíveis ao vivo, conforme autorizado pelas resoluções Conama nº 494/2020 e Agepar nº 021/2020.

Programação

As audiências são reuniões abertas para discussão de assuntos de interesse público, como a construção de usinas hidrelétricas. Elas fazem parte da fase de licenciamento ambiental prévio, quando se avalia a viabilidade do empreendimento.

Durante os encontros, serão apresentados os estudos e o relatório de impacto ambiental (EIA-Rima) do projeto e a população poderá participar com perguntas e sugestões. As audiências públicas da Usina Salto Grande serão coordenadas por representantes do Instituto Água e Terra do Paraná (IAT – antigo IAP), órgão responsável pela emissão de licenças ambientais no Estado.

Ainda, participarão profissionais da Copel e da empresa responsável pelos estudos ambientais, os quais vão apresentar resultados das pesquisas, características do projeto e seus impactos, esclarecendo dúvidas dos participantes.

Salto Grande

A Usina Salto Grande está prevista para o rio Chopim, abrangendo áreas dos municípios de Coronel Vivida e Pato Branco. A potência prevista é de 49 megawatts (MW), o que corresponde à capacidade de gerar energia para atender 135 mil pessoas.

Serviço:

Audiências públicas do projeto da Usina Salto Grande

– Dia 12/05 (quarta-feira), em Pato Branco, das 19h às 22h. Local: Largo da Liberdade, situado na rua Araribóia, 1.222, bairro La Salle.

– Dia 13/05 (quinta-feira), em Coronel Vivida, das 19h às 22h. Local: Câmara dos Vereadores, situada na praça Ângelo Mezzomo, no Centro.

Participação virtual ou presencial (limitada ao número de vagas).

Inscrições pelos canais oficiais:

Site: www.usinasaltogrande.com.br 

WhatsApp: (41) 3022-1247

Crédito: Divulgação/Copel
você pode gostar também
Deixe uma resposta