Coronel Vivida comemora aniversário nesta terça-feira

Nesta terça-feira (14), o Município de Coronel Vivida completa mais um ano de existência. Com pouco mais de 20 mil habitantes — de acordo com última estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) — o município comemora 66 anos de emancipação político-administrativa.

Conforme publicação no site da prefeitura, o primeiro nome de Coronel Vivida foi Barro Preto, um povoado que pertencia à Mangueirinha e só foi desmembrado em 14 de dezembro de 1954, quando passou a ter o nome de hoje.

Segundo o IBGE, “a história do município está ligada ao descobrimento dos Campos de Palmas, resultante da expedição que no século XVII partiu de Curitiba, sob o comando de Zacarias Dias Côrtes. Da descoberta da região conhecida por Campos de Palmas, resultou, muitos anos mais tarde, a fundação da Freguesia de Palmas, que daria origem aos atuais Municípios de União da Vitória, Mangueirinha, Chopinzinho e Coronel Vivida”.

Anderson Barreto, prefeito de Coronel Vivida, ressalta que hoje é um dia muito especial a toda população do município. Segundo ele, é um momento de comemoração, reflexão e de agradecimento aos antepassados, que contribuíram para o que é hoje o município.

“Colhemos hoje os frutos da semente plantada por nossos antecessores. Coronel Vivida tem crescido muito nos últimos tempos. Aos 66 anos, nosso município assume seu lugar de protagonismo, tanto na região Sudoeste, como no estado do Paraná. Sem dúvida, somos hoje uma cidade que muito se desenvolve e que gera muitas riquezas e que tem conseguido atravessar esse momento difícil da vida do país de cabeça erguida, com austeridade e com foco na solução dos problemas”, disse.

“Acredito que temos aqui uma missão a ser cumprida. A missão de construir no presente oportunidades para o futuro. Lutar a cada dia para deixarmos um legado de harmonia, paz, desenvolvimento e dignidade, para que daqui a 66 anos as futuras gerações continuem enxergando no passado um povo virtuoso, solidário e unido em um só sentimento: o amor pela nossa Coronel Vivida”, finalizou.

Cronograma de festividades

Para celebrar a data, o Município está promovendo uma programação especial. Hoje a noite será realizado um show aberto com a banda Indústria Musical. O evento ocorre na praça Ângelo Mezzomo, às 20h.

No fim de semana, a comemoração fica por conta do espetáculo Jazz & Ballet, promovido pelo Studio Cathiusi. As apresentações acontecerão no sábado (18) e no domingo (19), a partir das 20h, na ala social do Complexo Esportivo de Coronel Vivida Barro Preto.

Por fim, no dia 22, está programada uma live de Natal, às 20h. Também faz parte da programação de aniversário do município os passeios com o ônibus encantado. A atração está disponível ao público nos dias 17, 18, 19. 22 e 23 deste mês, sempre das 18h30 às 21h30, com saída na praça Ângelo Mezzomo.

População

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada de Coronel Vivida, divulgada neste ano, é de 20.430 pessoas. No último censo, em 2010, a população era de 21.749 pessoas.

A densidade demográfica em 2010 era de 31,78 habitantes por quilometro quadrado.

Geração de emprego

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência, divulgado em novembro, referente ao mês de outubro, revelou saldo positivo no mês de 73 postos de trabalho, no comparativo de admissões e desligamentos.

No acumulado do ano, ou seja, de janeiro a outubro, o saldo é de 414 postos de trabalho abertos.

Por sua vez, de novembro de 2020 a outubro deste ano, o saldo é de 455 novos postos de trabalho.

Educação

Dados do Ministério da Educação, revelam que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), para os anos iniciais do ensino fundamental, levando em conta a rede pública, em 2019, foi de 6,6.

Já o Ideb para os anos finais do ensino fundamental, também rede pública, em 2019, foi de 5,1.

Turismo

Em Coronel Vivida é possível apreciar o que o impacto de um corpo celeste há milhões de anos, provocou no relevo da região. A cratera de Vista Alegre é a lembrança deste violento fenômeno.

Julho de 2004, essa é a data que marca a descoberta da cratera de Vista Alegre. Alvaro Crósta determinou o achado por meio de um levantamento in loco, feito por ele e por membros de seu grupo de pesquisa na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Por enquanto, é possível contemplar a formação. A vista do mirante permite perceber o tamanho da transformação causada por um fenômeno tão extremo – de lá é possível ver inclusive algumas cidades. Vista Alegre é uma bela e rara lembrança do longínquo passado da região.

O município também se destaca pela grande quantidade de cachoeiras catalogadas que são abertas à visitação.

você pode gostar também
1 comentário
  1. WILSON DE OLIVEIRA Diz

    Amo essa cidade.nasci em coronel vivida em 04/11/1963, hoje estou morando em Blumenau sc. Mas coronel vivida está em meu ❤️.

Deixe uma resposta