Itapejara D’Oeste celebra seus 57 anos com programação especial

Nesta terça-feira (14), o Município de Itapejara D’Oeste celebra seus 57 anos de emancipação político-administrativa. Para celebrar a data, a prefeitura está promovendo uma programação especial, que inclui as festividades natalinas.

Com quase 12 mil habitantes, Itapejara D’Oeste foi desmembrado de Francisco Beltrão e Pato Branco em 1964. Naquela época, foi povoado por imigrantes de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Seu primeiro nome, de acordo com uma publicação no site do Município, foi Chá da Gralha, a qual foi alterada no ano seguinte para “Tapejara” — nome que fazia referência ao progresso da localidade. Como havia outro município com o mesmo nome no Paraná, passou a se chamar “Itapejara”, que em tupi significa “Caminho das pedras”. Em 1951, foi acrescentado “D’Oeste”, formando a denominação atual do município, que teve sua fundação em 1964.

“Temos que aproveitar esse momento e celebrar nosso aniversário. Apesar dos cuidados que precisamos ter com a covid-19, devemos comemorar a data e agradecer pela vida e por podermos participar deste momento em um município jovem, que só cresce e se desenvolve”, comentou o prefeito Vilmar Schmoller.

Programação

A comemoração do aniversário de Itapejara começou ainda no dia 26 de novembro, com o acendimento das luzes de Natal.

Depois, o Departamento Municipal de Educação promoveu o 8º Festival Itapejarense da Canção (Feican). O evento ocorreu na semana passada, na quinta (9), sexta (10) e sábado (11), no Esporte Clube Itapejara.

Nesse fim de semana, a programação foi extensa. No sábado (11), foi celebrada uma missa de ação de graças pelo aniversário do município na Igreja Matriz Bom Jesus da Redenção. A celebração contou com a participação do coral municipal.

Já no domingo (12), a programação começou logo cedo. Na praça as crianças puderam prestigiar um evento com diversos brinquedos, entre eles o trenzinho do Papai Noel, e opções gastronômicas. À noite, ocorreu a chegada do bom velhinho, em frente a praça da prefeitura. A dupla sertaneja Léo e Fabiano encerrou as festividades da noite.

Hoje, um culto comemorativo ao aniversário será realizado na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, às 19h, na avenida Manoel Ribas, nº 206.

Como último dia de celebrações, nessa sexta-feira (17), o Município realizará a ‘Cantata – a verdadeira razão do Natal’, nas escadarias da igreja matriz Bom Jesus da Redenção, às 20h. A cantata terá a participação das crianças da catequese.

Booooxx 1

População

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada de Itapejara D’Oeste, divulgada neste ano, é de 12.220 pessoas. No último censo, em 2010, a população era de 10.531 pessoas.

A densidade demográfica em 2010 era de 41,46 habitantes por quilometro quadrado.

Geração de emprego

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência, divulgado em novembro, referente ao mês de outubro, revelou saldo positivo no mês de 20 postos de trabalho, no comparativo de admissões e desligamentos.

No acumulado do ano, ou seja, de janeiro a outubro, o saldo é de 113 postos de trabalho abertos.

Por sua vez, de novembro de 2020 a outubro deste ano, o saldo é de 105 novos postos de trabalho.

Educação

Dados do Ministério da Educação, revelam que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), para os anos iniciais do ensino fundamental, levando em conta a rede pública, em 2019, foi de 7,3.

Já o Ideb para os anos finais do ensino fundamental, também rede pública, em 2019, foi de 5,6.

Lazer

O Parque Urbano Caminho das Pedras, as margens da PR-193 é um excelente espaço de lazer no município. Outros pontos de encontro no perímetro urbano, a praça da matriz e do Paço Municipal.

você pode gostar também
Deixe uma resposta