Festa do leitão maturado será em primeiro de maio

Depois de um intervalo de três anos por conta da pandemia de covid-19, a tradicional Festa do Leitão Maturado voltará a ser realizada em Itapejara d´Oeste. A próxima edição será no dia primeiro de maio, no centro de eventos do município.

De acordo com Jacir Dariva, coordenador da festa, e presidente da Associação Paranaense dos Suinocultores (APS) apesar do retorno o evento ainda terá algumas restrições por conta da pandemia. Além dos protocolos sanitários, a festa terá um número de mesas menor do que o das outras edições. Em 2022, deverá ser comercializados cerca de 150 kits. Em 2019, quando foi promovida a última feira, foram vendidos 250 kits.

A Festa do Leitão Maturado é um dos principais eventos gastronômicos da região sudoeste, e serve como vitrine para o setor da suinocultura local. O evento está sendo organizado pela Associação Municipal Dos Suinocultores e Avicultores De Itapejara D’ Oeste, em conjunto com a família rotária, a Apae, o Colégio Castelo Branco, o Clube de Mães da comunidade de Palmeirinha e APMI. Segundo Dariva, os recursos arrecadados com a venda de kits serão distribuídos entre as entidades organizadoras.

As vendas dos kits começam na próxima segunda-feira (28). Os interessados devem entrar em contato pelos números: (46) 9.9907-2490 (Deon); (46) 9.8802-1316 (Alex); (46) 9.8801-1076 (Dariva).

Os kits serão vendidos a R$ 1 mil, compostos por um leitão maturado e uma lista de acompanhamentos que inclui pão, cuca, quatro tipos de salada, sendo uma doce, farofa, geleia de pimenta, purê de mandioca com bacon e como sobremesa os tradicionais docinhos temáticos. Será possível adquirir kits para consumo no local da festa ou para consumo em domicílio, sendo que cada um dos kits é suficiente para o almoço de pelo menos 25 pessoas.

Setor

Para Dariva, a festa é uma oportunidade para que o público possa degustar a carne suína preparada de uma forma especial, além de incentivar o consumo da carne no cotidiano.

Segundo ele, o setor da suinocultura tem sofrido com o aumento do preço de alguns insumos, o que tem encarecido os custos de produção. Eventos como a Festa do Leitão Maturado é uma das formas encontradas pelos produtores e entidades para estimular o mercado. “Esses eventos são interessantes, pois eles aguçam a vontade das pessoas em consumiram a carne de uma forma e com um sabor diferente. Esse ano também haverá um evento grande no Rio Grande, em São Paulo também terá um evento ligado diretamente a questão de promover a carne suína”, detalhou.

você pode gostar também
Deixe uma resposta