Gestores municipais da micro de Pato Branco participam de um workshop sobre o PlanificaSUS

Evento ocorreu em Pato Branco e contou com a presença de representantes dos 15 municípios da região; ação tem objetivo de fortalecer a organização da rede de atenção à saúde no SUS

Na manhã dessa quinta-feira (9), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), realizou um workshop com prefeitos, secretários e trabalhadores da Saúde de toda 7ª Regional de Saúde para debater sobre o projeto ‘A organização da Atenção Ambulatorial Especializada em rede com a Atenção Primária à Saúde (PlanificaSUS)’. Ação aconteceu em Pato Branco no auditório do Centro Universitário de Pato Branco (Unidep).

O evento, organizado por meio da 7ª RS e da Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde, está sendo promovido em todas as regionais do estado, com o objetivo de fortalecer a organização da rede de atenção à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com Maria Goretti David Lopes, diretora de Atenção e Vigilância em Saúde no Paraná, a Sesa está percorrendo todas as regiões do estado com o intuito de promover um alinhamento sobre todas as ações que devem ser implementadas nas Unidades Básicas de Saúde.

“É um trabalho articulado com o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, consórcios, lideranças de cada região e trabalhadores de saúde, para que possamos retomar todo o serviço na rede da atenção primária e ambulatorial que precisou ser paralisado por conta da pandemia de covid-19”, explica.

“Nós queremos, cada vez mais, atender as necessidades das pessoas. Atender as pessoas com condições crônicas, que, muitas vezes, não procuraram (o sistema de saúde) no período da pandemia. Queremos cuidar e qualificar, cada vez mais, o pré-natal, o atendimento às nossas gestantes; ampliar cobertura vacinal, que estamos com dificuldades”, contou.

A Secretaria de Estado da Saúde tem a intenção de realizar workshops como de ontem em todas as regionais do Paraná até o dia 20 de dezembro. Assim, no próximo ano, o projeto poderá ser, de fato, colocado em prática, uma vez que diversas ações da Saúde, principalmente as da atenção básica, ficaram estagnadas por conta da pandemia.

Evento simbólico

Anderson Nesello, diretor da 7ª Regional de Saúde, reforça que a ação de ontem foi apenas um ato simbólico com intuito de envolver a participação dos prefeitos nas ações definidas no projeto. “Diferente de antes, agora temos um comprometimento por parte dos prefeitos quanto a execução do PlanificaSUS. Tem até um termo de adesão que eles assinarão. Isso porque, necessitamos do apoio do Executivo e do Legislativo para que o sistema integrado funcione”, comentou.

No evento, como conta Nesello, foi feito uma explanação sobre qual o papel do PlanificaSUS e como ele funciona. “A intenção é proporcionar um melhor entendimento sobre o projeto às pessoas que trabalham no atendimento primário e secundário”.

“Na prática queremos identificar a leitura atual das necessidades do sistema, suas potencialidades, em consonância com o Conims [que é quem faz a atenção ambulatorial secundária para os municípios aqui] e então poder reorganizar esse atendimento, para ter mais eficiência, economicidade e objetividade”.

PlanificaSUS

PlanificaSUS Paraná é uma estratégia de educação permanente que busca consolidar a operacionalização plena da Rede de Atenção à Saúde (RAS), por meio da implantação metodológica da Planificação da Atenção à Saúde (PAS).

A metodologia da PAS visa desenvolver competências, habilidades e atitudes necessárias às equipes técnicas e gerenciais para organizar, qualificar e integrar os processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde (APS), Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e Atenção Hospitalar (AH) com foco nas necessidades de saúde dos usuários.

Estado*

O objetivo é promover os workshops de adesão ao programa e formalizar a participação dos municípios ao PlanificaSUS Paraná. Das 22 Regionais de Saúde, 13 foram visitadas e 264 municípios (66,16%) já assinaram o termo de adesão ao projeto que visa integrar a Atenção Especializada e a Atenção Primária na perspectiva de fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde no Paraná.

A expansão do programa faz parte das ações da Sesa para a fase pós-pandemia. “A reorganização da Atenção Primária e Especializada é fundamental nesse momento. Precisamos restabelecer o contato com a população que sofre de doenças crônicas e que se distanciou das unidades de saúde”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Criado, em 2019 como proposta do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Ministério da Saúde e Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein, o PlanificaSUS é um projeto de educação permanente da saúde idealizado para capacitar as equipes das regionais e municípios para que organizem o acesso aos serviços de forma integrada e humanizada.

“A meta é abranger os 399 municípios. Estamos em uma verdadeira maratona para conseguir o apoio de todos e implantar esse programa de integração, que une as equipes nos territórios. Queremos avançar na garantia da assistência aos nossos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e o PlanificaSUS é o caminho”, disse a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

Implantação

Um projeto-piloto foi inicialmente implantado na 4ª Regional de Saúde, em Irati, no Centro-Sul do Estado. Desde 2019, várias atividades foram realizadas na região com sucesso, principalmente voltadas para a atenção aos idosos. Após dois anos, técnicos e membros do Grupo Condutor Estadual do PlanificaSUS Paraná expandem agora a 1ª etapa aos demais municípios.

*Fonte: AEN

você pode gostar também
Deixe uma resposta