Honório Serpa busca fazer parte do Circuito Turístico do Paraná

Com o objetivo de promover as potencialidades turísticas de Honório Serpa, a Administração Municipal, por meio do Departamento de Assistência Social, realizou, na última segunda-feira (22), um “filó” ou “serão” na residência da família do professor Rogério Albino, o qual contou com o apoio e a participação de vários segmentos da comunidade.

Na ocasião, houve a assinatura do convênio firmado entre o Município e a Instância de Governança Regional (IGR), agência autorizada a fazer a fomentação do turismo nas regiões; bem como a criação do Conselho Municipal do Turismo (Comtur), com a diretoria executiva.

Segundo a diretora de Assistência Social, Eritana Aparecida Jaguszewski, no encontro também houve apresentação de vídeos do potencial turístico de Honório Serpa e foram servidos vários pratos, como bolinho de chuva, bolo de fubá, broa de milho, feijão tropeiro, farofa de pinhão, salame, morcilha e torresmo, feitos de forma caseira e doados por alguns dos participantes.

“É bem interessante esse resgate de comidas mais antigas e que trazem muitas lembranças boas. “O ‘filó’ ou ‘serão’ era uma prática bem comum antigamente, em que uma família saía para visitar as casas dos vizinhos, para jantar. Era uma roda de conversa, um modo de se aproximar, de conviver. Então tentamos fazer um resgate de comidas mais antigas e que trazem muitas lembranças boas”.

A diretora completa que os demais participantes ficaram surpresos e felizes quando foram servidos os pratos. “Eles jamais esperavam que teria esse tipo de pratos para nossa confraternização. Inclusive, o ‘filó’ será uma das nossas atrações turísticas no município; algo para matar a saudade das coisas mais antigas que tínhamos, que era dos nossos pais e avós”.

Potencialidades

Eritana afirma que não consegue precisar a quantidade de cachoeiras, mas no vídeo que apresentaram aos participantes foram registradas mais de 15. Outra potencialidade turística é o Berçário das Garças, árvore que está à beira do rio Gigante, onde todo fim de tarde as garças migram e passam a noite. “É bem bonito. De manhã elas se espalham e, no finalzinho do dia, elas se encontram”.

Outra potencialidade turística fica na comunidade Bozza, onde há uma gruta, em que a população se concentra após procissão em honra à Nossa Senhora Aparecida. “Também temos a questão de culinária, que vamos explorar o turismo gastronômico”.

Ações

A diretora de Assistência Social conta que os primeiros passos para buscar a inclusão do município no Circuito Turístico do Paraná ocorreram nesse mês, quando foram enviados projetos de lei à Câmara Municipal, para autorização da formalização do convênio, bem como a criação do Conselho e do Fundo Municipal do Turismo.

Outra ação, de acordo com Eritana, foi estimular o comércio e os prestadores de serviço a fazerem seus cadastros no Cadastur do Paraná Turismo, sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo no Brasil. “Com isso, identificando os serviços para que os turistas possam procurar e vir ao município”.

A próxima ação, segundo a diretora, será o Plano Municipal de Turismo. “Temos o prazo até o dia 15 do mês para elaborar esse plano, aprovar e enviar ao IGR, para que consigamos incluir Honório Serpa nas ações para o ano que vem, e passe a constar no mapa e no Circuito Turístico do Paraná”, finaliza.

você pode gostar também
Deixe uma resposta