Honório Serpa e Coronel Vivida realizam campanha Cultura da Paz

O Conselho da Comunidade da Comarca de Coronel Vivida, que abrange também o município de Honório Serpa, está realizando durante o mês de agosto a campanha Cultura da Paz.

A iniciativa consiste em um questionário, disponível pela internet até a próxima terça-feira (31), para que a população em geral possa respondê-lo, a fim de diagnosticar a situação da violência na comarca.

De acordo com a presidente do conselho e diretora de Assistência Social de Honório Serpa, Eritana Jaguszewski, a campanha integra as funções do conselho, que, segundo ela consiste no “apoio ao Poder Judiciário em relação aos apenados e suas famílias, por meio de ações que busquem a superação da situação vivenciada, que geralmente está vinculada com a violência das mais diversas formas”.

Eritana afirma que o próprio Judiciário, há alguns anos, realiza a ‘Campanha nacional da justiça pela paz em casa’, por meio dos Conselhos das Comunidades de cada comarca.

“Estas mobilizações ocorrem nos meses de março, agosto e novembro. Em cada mobilização, procuramos estratégias de chegarmos cada vez mais próximos do maior número possível de famílias — não apenas de apenados, pois muitas pessoas vivem algum tipo de situação que lhes tiram a paz”.

Com isso, surgiu a iniciativa da campanha Cultura da Paz. “Neste ano, fizemos uma parceria com o Departamento Municipal de Assistência Social de Honório Serpa, que elaborou um questionário com o objetivo de fazer um diagnóstico. Neste mesmo formulário há divulgação e orientações da campanha Agosto Lilás e da Lei Maria da Penha”, informa Eritana, completando que visitas ao comércio e à Câmara de Vereadores foram feitas para apresentar sobre esse formulário.

Podem participar com o preenchimento do questionário todos os interessados, sejam mulheres ou homens. Basta acessar o link do formulário do Google Forms, disponível na página da Prefeitura de Honório Serpa ou em https://bit.ly/3kqead5.

“Esse formulário não tem campo de identificação, justamente para que a população fique mais à vontade na hora de responder”, observa a presidente do Conselho.

Com o resultado obtido, Eritana afirma que o conselho espera ter um norte para melhor planejar as ações, buscando o combate às violências, o fortalecimento de vínculos, entre outras ações.

“Dependendo do resultado deste diagnóstico, outros segmentos — como a saúde, por exemplo — poderá utilizar informações para trabalhar ações de saúde mental”, justifica, completando que a Secretaria Municipal de Assistência Social de Coronel Vivida está colaborando na divulgação.

Conselho

Criado há quase duas décadas, o Conselho da Comunidade da Comarca de Coronel Vivida é um órgão auxiliar do Poder Judiciário, tanto na fiscalização do cumprimento das penas, quanto nos atos de conscientização da sociedade.

Atualmente, é formado por 29 conselheiros, entre titulares e suplentes, compreendendo os dois municípios (Coronel e Honório).

você pode gostar também

Comentários estão fechados.