Mais de 4,8 mil estudantes do Sudoeste se classificaram para a segunda etapa da Omap

Marcilei Rossi com AEN

Desde a sexta-feira (19), alunos e educadores podem conferir o resultado da primeira etapa da Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais do Paraná (Omap), promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Todos os alunos do 6º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio da rede estadual que fizeram a Prova Paraná, que aconteceu nos dias 26 e 27 de abril, estavam automaticamente participando da olimpíada. Passaram para a segunda etapa 10% destes estudantes — aqueles de cada ano/série com maior número de acertos na prova de Matemática em cada Núcleo Regional de Educação (NRE).

Dos três núcleos de educação instalados no Sudoeste (Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Pato Branco), 4.805 estudantes ficaram aptos para a segunda etapa. O núcleo de Pato Branco obteve o maior número de alunos classificados, 2.117; seguido de Francisco Beltrão (2.101) e Dois Vizinhos (587), vale lembrar que este último núcleo é o que abrange o menor número de municípios.

A segunda fase da Omap, que acontece entre os dias 12 e 16 de junho, consiste numa avaliação online com conteúdos correspondentes à série/ano do estudante. A prova será aplicada nas escolas dos estudantes participantes. Os 5% de alunos com maior número de acertos em cada ano/série nessa prova serão encaminhados para a terceira e última fase da competição. Os resultados dessa etapa devem ser divulgados a partir de 28 de junho.

A última fase da Omap, também aplicada na própria escola do estudante, entre os dias 31 de julho e 4 de agosto, com divulgação de resultado a partir de 10 de agosto. Serão premiados em 1º lugar os estudantes que estiverem dentro dos 3% com mais acertos; em segundo, aqueles que estiverem entre os 6% com mais acertos; e em terceiro lugar, os que estiverem entre os 10%.

Os alunos classificados no 1º lugar serão convidados para participar de um curso de imersão para aprofundamento dos conhecimentos matemáticos, com data a ser definida. Além disso, 120 dos estudantes com melhor desempenho, serão inscritos na Olimpíada Brasileira de Matemática. As vagas são distribuídas por NRE (Núcleo Regional) e por nível — nível I: do 6º ao 7º ano; nível II: do 8º ao 9º ano; e nível III: ensino médio. É possível conferir a quantidade de vagas de cada NRE no regulamento.

Nota máxima

Juntos os três núcleos de educação totalizaram 669 notas máximas. Foram 20 notas 100 dos estudantes do Ensino Médio (cinco do NRE de Pato Branco e 15 do NRE de Francisco Beltrão), e 649 notas máximas no Ensino Fundamental (de 6º a 9º ano).

A maior quantidade de notas 100 entre os estudantes do Ensino Fundamental foram observados entre os alunos do 6º ano. Nesta faixa escolar, forma 42 na área do NRE de Dois Vizinhos; 212 no NRE de Francisco Beltrão e 236 no núcleo de Pato Branco.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.