Municípios da micro de Beltrão vão adquirir mais testes rápidos para a covid-19

* com assessoria

Secretários de saúde dos 27 municípios da área de abrangência da 8ª Regional de Saúde se reuniram nesta semana, no auditório da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), em Francisco Beltrão.

O encontro, que contou com a presença do Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde (Cresems), foi pautado pela compra de mais testes rápidos (antígenos) para a covid-19.

De acordo com o presente do Cresems e secretário de Saúde de Enéas Marques, Leandro Legramanti, os testes serão adquiridos por meio da Associação Regional de Saúde do Sudoeste (ARSS) e distribuídos entre os 27 municípios da microrregião de Francisco Beltrão.

Ele conta que o intuito da aquisição é conseguir preço mais justo para os municípios. “Acredito que a economia será de, no mínimo, 20%. Mas, o mais importante, é a agilidade e padronização de valores. Nesse momento, de baixa de servidores, será uma burocracia a menos para os municípios”.

Legramanti acrescenta que a iniciativa também busca “ampliar e qualificar o serviço de rastreamento e monitoramento de casos suspeitos e contatos nos municípios”, diz, completando que cada secretaria municipal de Saúde está definindo a quantidade de testes que pretende adquirir e, na sequência, encaminhar o pedido ao Cresems.

“Acreditamos que o quantitativo será de, aproximadamente, 10 mil testes. Contudo, aguardamos dedução dos municípios”, afirma, observando que, quanto à chegada dos testes aos municípios, vai depender “da tramitação do processo de compra”.

Assuntos

Ainda na reunião, os gestores de saúde debateram a implantação do atendimento em ortopedia de alta complexidade no Hospital Regional do Sudoeste, bem como aprovaram o protocolo para o encaminhamento e atendimento de pacientes da microrregião ao Hospital do Câncer Ceonc de Francisco Beltrão, que foi elaborado pela Secretaria da Saúde do município.

você pode gostar também
Deixe uma resposta