Posto da Agência do Trabalhador será inaugurado sexta em Bom Sucesso do Sul

Foi em julho do ano passado, que o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Nei Leprevost assinou em Itapejara D’Oeste o termo de adesão de 12 municípios do Sudoeste para a implantação de postos avançados da Agência do Trabalhador.

Naquela oportunidade, Bom Sucesso do Sul foi um dos municípios a aderiu ao programa do Governo do Estado que tem como finalidade estimular a captação de vagas e aproximá-las de quem busca uma colocação do no mercado de trabalho formal.

Agora, o município se prepara para na sexta-feira (18) inaugurar sua unidade, instalada na rua Presidio Borba, 720, no Centro.

De acordo com Carlos Roberto Gabriel, chefe do escritório regional da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) em Pato Branco, desde que foi assinado o termo de adesão, até agora, alguns passos foram superados, como a escolha por parte do Município do profissional que vai atuar na unidade, bem como o treinamento.

Gabriel lembra que na área do escritório de Pato Branco, que atende 15 municípios, estão consolidados oito Agências do Trabalhador. “O posto avançado de Bom Sucesso do Sul já é o quinto que estamos implantando, se tornando uma extensão da Agência do Trabalhador.”

Ele pontua que o principal objetivo da unidade é intermediar a busca de mão de obra no município, no atendimento da demanda local.

Ainda de acordo com Gabriel a pessoa que foi treinada para atuar no posto avançado, passou por capacitação e também vai desenvolver as ações da Fomento Paraná, com financiamento para pequenos empresários e também individuais. Esta mesma pessoa será responsável pelo encaminhamento do Seguro Desemprego no município.

Quando da assinatura da adesão do Município ao programa do Governo do Estado, o prefeito de Bom Sucesso do Sul, Nilson Feversani afirmou que “o Sudoeste está em desenvolvimento, o que precisamos é atrair assim como ocorre no Oeste, a industrialização”. A declaração do prefeito foi referente a fomento em infraestrutura e de opções para a instalação de novos empreendimentos.

Como funciona

De modo prático, os postos avançados estarão vinculados as prefeituras, que além de fornecer espaço físico, também disponibilizam servidores para esta finalidade, cabendo ao Estado a qualificação.

Assim como ocorre nas Agências do Trabalhador, nos postos, as empresas poderão realizar ofertas de vagas e entrevistas com os candidatos, ao mesmo tempo em que os servidores serão uma espécie de facilitadores para aqueles que buscarem o atendimento e não tiverem domínio de meios digitais.

Outros postos

Além do posto que será inaugurado na sexta, de julho de 2021 até agora foram implementadas unidades avançadas em Coronel Domingos Soares, Honório Serpa, Itapejara D’Oeste e Vitorino.

Já Saudade do Iguaçu e Sulina, devem implantar os postos a partir de março.

você pode gostar também
Deixe uma resposta