Reforma em trevo de acesso a Vitorino deve reduzir acidentes

Depois de muitos pedidos e ofícios relatando a situação problemática no Trevo da Madeireira (PRC-158 km 544 +180 metros), em Vitorino, local onde ocorreram vários acidentes, inclusive com vítimas fatais, o Trecho foi inserido emergencialmente no Programa de Segurança Viária (Proseg/PR) e as primeiras intervenções tiveram início na semana passada.

A primeira providência a ser tomada foi a instalação de Linhas de Estímulo de Redução a Velocidade (LRV). A promessa é de que logo a melhoria da sinalização vertical também seja executada.

Relembre

Conforme o prefeito de Vitorino, Marciano Vottri, ainda em 2018, quando era secretário municipal, assinou os primeiros Ofícios com relatos da situação. “E assim se repetiram em 2019 e 2020. A cada acidente o registro era feito e encaminhado com novas cobranças de soluções, pois estamos tratando de vidas e de segurança, e vidas devem ser prioridade sempre”, avalia.
Em 2021, já como prefeito, foi pessoalmente, levando os pedidos “debaixo do braço”, como define. “De todas as agendas na Capital, na grande maioria eram inclusas a problemática deste trevo de acesso”, relembra.

Foi na metade de 2021 que a Prefeitura de Vitorino recebeu um Parecer Técnico Contrário à Implantação de Redutores Físicos de Velocidade (lombadas) porque, conforme o documento, a inclinação da rampa na interseção é superior a 4% em ambos os sentidos, não estando de acordo com a Resolução n.º 600/2016 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

“Depois de dois episódios lamentáveis consecutivos em dezembro, no dia 15 voltei a clamar por solução. Em 14 de janeiro de 2022, após mais um acidente com vítima fatal, isso se tornou insustentável, e falei publicamente que se não fizessem, que me autorizassem a fazer que eu faria”, conta Vottri.

Agora, após quatro anos do primeiro pedido, o Governo do Estado, responsável pelo trecho, faz melhorias no local.

“Nos sensibilizamos com todas as famílias que sofreram com os acidentes e, os que perderam entes queridos, nossos sentimentos. E lembramos ainda que a prudência e o cuidado devem existir antes de qualquer coisa”, finaliza.

você pode gostar também
Deixe uma resposta