Samu aponta tendência de aumento nas ocorrências após flexibilização de restrições da pandemia

Um dos reflexos da pandemia da covid-19 que iniciou em 2020 e se estende até o momento foi a diminuição de casos de atendimentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Sudoeste do Paraná. Com grande parte da população em casa durante noites e finais de semana, o número de acidentes de trânsito, atropelamentos, agressões e outros diminuíram consideravelmente.

A principal explicação para a queda foi que, devido a medidas restritivas de estabelecimentos não essenciais, com o fechamento de bares, restaurantes e casas noturnas, a população se manteve em casa por mais tempo, diminuindo, principalmente, acidentes causados por embriaguez, ou seja, a diminuição de ocorrências pode ser notada em casos relacionados a causas externas.

De acordo com o Coordenador Médico da Central de Regulação do Samu Sudoeste do Paraná, André Ribeiro Morrone, ocorrências relacionadas a acidentes de trânsito, agressão e quedas acidentais, foram as que registraram diminuição significativa durante o período. “Entre 2020 e 2021, devido a pandemia da covid-19, houve uma queda significativa em casos relacionados a causas externas porque as pessoas saíram muito pouco de casa”, comentou.

Acidentes de trânsito

Entre janeiro e outubro de 2020, segundo boletim divulgado pelo Samu, em Francisco Beltrão o serviço foi acionado para atender 395 ocorrências de acidentes de trânsito e, no mesmo período de 2021, manteve a média, com 392 ocorrências, sendo que destes números, 75% foram acidentes registrados em perímetro urbano, com apenas 1% de óbito no último ano.

Em contrapartida, no município de Pato Branco, o Samu atendeu 469 acidentes de trânsito entre os dez primeiros meses de 2020 e 293 durante o período em 2021, ou seja, foram 176 ocorrências a menos, sendo que 83% aconteceram em perímetro urbano e cinco óbitos foram registrados.

Ainda em Pato Branco, o Samu atendeu, em março de 2020, 52 acidentes de trânsito, enquanto em 2021, o número caiu para 20 atendimentos ao longo de todo o mês. Já em 2022, o Samu registrou no município, entre os dias 18 e 20 de março, 14 chamados para atender acidentes de trânsito. Neste mesmo final de semana, as equipes atenderam no município 128 casos clínicos, 20 psiquiátricos, 28 causas externas e oito gineco-obstétrico.

Aumento de ocorrências                                                                              

Segundo Morrone, há uma expectativa no aumento de casos externos e acidentes de trânsito, pois as pessoas voltaram a circular nos 42 municípios da região. “Já estamos vendo acidentes, agressões e muitas ocorrências nos primeiros meses do ano, inclusive acidentes com vítimas fatais, por isso acreditamos que há uma tendência nesse aumento com a liberação das restrições impostas durante os dois primeiros anos de pandemia”.

O acidente registrado na área central de Pato Branco, no último sábado (19), resultando na morte de duas mulheres em consequência da ingestão de bebida alcoólica por parte de um motorista, além de outras irregularidades, foi um exemplo citado de como é essencial seguir todas as regras de trânsito para evitar maiores consequências.

Esse comportamento eufórico é esperado após todo tempo de restrição, apontou o médico, ao afirmar que as pessoas ficaram um período muito grande sem vida social e “acabaram esquecendo os devidos cuidados, principalmente na questão de não dirigir após ingerir bebida alcoólica e respeitar os semáforos quando está no amarelo. Com a quebra de regras no trânsito, a segurança é colocada de lado e influência diretamente na quantidade e gravidade dos acidentes”.                                                          

Atualmente, o Samu do Sudoeste do Paraná conta com 15 ambulâncias de porte básico de vida e quatro ambulâncias de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis para os 42 municípios. Com isso, o atendimento pode ser oferecido para toda a população que necessite de serviços de urgência e emergência. 

você pode gostar também
Deixe uma resposta