Obras da Estação de Tratamento de Esgoto segue cronograma

Marcilei Rossi com Assessoria

Iniciada nos primeiros dias 2022, conforme Ordem de serviço que autorizou a s obras da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Pato Branco e a implantação da rede coletora dos bairros Alto da Glória e São João estão dentro do cronograma, de acordo com a Assessoria de Comunicação da Sanepar.

Autorizada em dezembro de 2021, a nova ETE, — localizada às margens do rio Ligeiro, nas proximidades do contorno Noroeste —, que está em fase de terraplenagem, vai culminar na retirada da atual estrutura que está na área urbana, no bairro Fraron. Enquanto que a rede coletora e interceptora, ainda não não atingiram os bairros.

A obra da ETE está distante 9,7 quilômetros do perímetro urbano de Pato Branco, e terá capacidade de tratamento de 210 litros por segundo. Atualmente a unidade do bairro Fraron, — que deverá ser desativada com o novo sistema —, tem capacidade de 140 litros por segundos.

Em fevereiro, o gerente do escritório regional da Sanepar em Pato Branco, Edenilson Albani afirmou ao Diário do Sudoeste que “a ideia foi levar ela [ETE] o mais distante da cidade e tendo em vista o Plano Diretor que não leva a cidade para lá, e sim área industrial, vamos dar um conforto maior para os moradores próximos a estação em atividade no momento.”

Vale lembrar, que em 2008 o Ministério Público do Paraná (MPPR), ajuizou Ação Civil Pública, para realocação da ETE, e tal procedimento ainda está em trâmite.

Já a rede coletora, teve início pela linha de recalque, o conjunto de tubulações e dispositivos necessários para garantir o bombeamento do esgoto, no bairro Vila Esperança, que é o ponto de interligação da rede que será construída com a já existente.

Dados de janeiro de 2021 da Sanepar apontavam que aproximadamente 690 ligações domiciliares devem compreender a rede coletora e interceptora dos bairros Alto da Glória e São João (que compreende também o conjunto habitacional Vila São Pedro). A previsão é que sejam realizados 14,5 quilômetros de tubulações, redes coletoras, interceptores e linhas de recalques, ainda duas estações elevatórias de esgoto (dispositivos que vão bombear o esgoto das redes coletoras até a estação de tratamento).

O prazo estimado de execução do conjunto de obras é de 540 dias, ou seja, até setembro de 2023.

você pode gostar também
Deixe uma resposta