Sanepar inicia obras de implantação do sistema de esgoto em Saudade do Iguaçu

A cidade de Saudade do Iguaçu, localizada no Sudoeste do Paraná, está vivenciando um marco significativo no avanço do saneamento básico, com a Sanepar iniciando as obras da primeira etapa do novo sistema de esgotamento sanitário. Este projeto, que promete elevar o nível de atendimento sanitário para 65% da população urbana até 2026, representa um investimento de R$ 13,2 milhões.

Nesta fase inicial, cerca de 2,5 mil moradores serão diretamente beneficiados, graças à implantação de 16,6 quilômetros de redes coletoras de esgoto. A infraestrutura incluirá também 686 ligações prediais, uma estação elevatória e uma inovadora estação de tratamento de esgoto, complementada por 9,2 quilômetros de interceptores, linhas de recalque e emissários.

A Sanepar faz um alerta importante aos moradores: enquanto as obras estão em andamento, é crucial não realizar ligações dos imóveis à nova rede, visto que esta ainda não opera em sua total capacidade. A população será devidamente informada quando as ligações estiverem liberadas para uso.

Um dos destaques do projeto é a adoção de tecnologias avançadas e sustentáveis na estação de tratamento de esgoto. Aurio Bonilha Junior, gerente de Projetos e Obras da Sanepar na Região Sudoeste, explica o caráter inovador da estação, que utilizará wetlands, conhecidos como “jardins filtrantes”, para o tratamento dos efluentes. Este método representa uma abordagem ecológica e eficiente, alinhada com as práticas modernas de sustentabilidade.

Apesar dos possíveis transtornos temporários que as obras podem causar, especialmente em pavimentos e calçadas, a Sanepar assegura que todas as áreas afetadas serão devidamente restauradas. A companhia pede a compreensão e colaboração da comunidade durante este período de melhorias significativas na infraestrutura local.

Para esclarecimentos adicionais, a Sanepar disponibiliza o telefone de contato 0800 200 0115, garantindo suporte e informação à população durante a execução do projeto. Esta iniciativa sublinha o compromisso da Sanepar com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar dos cidadãos de Saudade do Iguaçu, marcando um passo importante na direção de um futuro mais saudável e sustentável para a cidade.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.