Sudoeste destaca a qualidade de seus queijos na 31ª Expobel

A 31ª edição da Expobel em Francisco Beltrão, que tem início neste sábado, 09 de março, promete ser um palco de valorização para as agroindústrias locais. O 1º Prêmio Expobel de Queijos Coloniais do Sudoeste, um dos destaques do evento, visa reunir produtores de queijos dos 42 municípios da região para competir e celebrar a alta qualidade dos produtos regionais.

Este concurso é uma iniciativa colaborativa entre o IDR-Paraná, a Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento e a UTFPR, com o apoio do governo municipal. Os produtores interessados podem se inscrever até sexta-feira, dia 08, utilizando o número de WhatsApp fornecido pela organização para receber todas as informações necessárias.

O evento não só promove o produto local, mas também ressalta a importância de cumprir com as normativas sanitárias, exigindo que todos os queijos inscritos estejam devidamente registrados. O concurso abrange diversas categorias de queijos coloniais, incluindo os temperados, ao vinho e recheados, proporcionando uma diversidade de sabores e técnicas para os julgadores avaliarem.

A análise criteriosa será realizada no dia 15, com a participação de professores universitários e especialistas do Sebrae e do IDR-Paraná, além de um grupo de leigos especialmente treinados para o evento. Este júri qualificado assegura que os melhores produtos sejam reconhecidos pela sua excelência.

Os produtos competidores deverão ser entregues à comissão julgadora devidamente embalados e rotulados até o dia 13 e devem ter completado um mínimo de dez dias de maturação. A cerimônia de premiação, que acontecerá na mesma data do julgamento, promete ser um momento de orgulho para os produtores locais e um ponto alto da feira.

A 31ª Expobel, portanto, não só celebra a cultura e a produção agrícola da região do Sudoeste do Paraná, mas também se posiciona como uma vitrine para a qualidade e a tradição dos queijos coloniais, um dos tesouros gastronômicos da região.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.