São João começa a se preparar para implantar turismo rural

Redação e assessorias

Na quinta-feira (27) de manhã a Prefeitura de São João se reuniu com Paulo Burian, diretor da Soma, empresa que está à frente de alguns programas da PCH Bela Vista — hidrelétrica entre os municípios de São João e Verê.

Durante o encontro, Burian ressaltou a importância de criar ações, conjuntas entre prefeitura, Soma e Copel, voltadas ao turismo. A ideia é que ainda neste primeiro semestre sejam desenvolvidas algumas ações na área de turismo. Segundo ele, esse trabalho é desenvolvido em outros municípios que possuem uma PCH, para contribuir com uma área que é promissora, visto os impactos que a usina gera no local.

De acordo com o presidente do Conselho de Turismo de São João (Comtur), Alexandre Giraldi, os primeiros passos a serem desenvolvidos pelo Comtur, é o levantamento de dados, mapeamento e criação de um inventário de potencialidades turísticas do município, bem como a de produtores que tenham intenção de incluir a sua propriedade na rota de turismo rural.

A reunião foi a primeira de muitas que devem ocorrer para implementar o turismo rural no município. Nos próximos dias, será realizada uma audiência pública para discussão com a população sobre os futuros projetos.

PCH Bela Vista

A PCH Bela Vista está instalada no rio Chopim, entre os municípios de Verê e São João. O empreendimento recebeu do Instituto Ambiental do Paraná a Licença de Instalação nº 23569, no dia 10 de maio de 2019.

O investimento total na obra foi de R$ 224 milhões por parte da Copel e  a energia gerada vai abastecer 100 mil pessoas. A usina é composta por três unidades geradoras na casa de força principal e mais uma, menor, na casa de força complementar. Juntas, elas somam uma potência de 29,81 megawatts (MW).

As obras da PCH Bela Vista foram iniciadas em junho de 2019. Um ano depois já se realizava o desvio do rio Chopim para a conclusão da barragem. Com o avanço da construção, as três unidades geradoras principais foram inauguradas ao longo de 2021, finalizando a obra: a primeira em 12 de junho, a segunda em 10 de julho e a terceira, em 15 de agosto.

você pode gostar também
Deixe uma resposta