Sistema Cresol Baser reafirma classificação A em análise de rating

A Fitch Ratings, uma das principais agências de classificação de risco de crédito do mundo, revisou a perspectiva do Rating de Longo Prazo ‘A-(bra) da Cresol de estável para Positiva.

De acordo com a Fitch Ratings, a revisão da perspectiva para positiva reflete uma atualização de estabilização em alguns níveis de capitalização combinados do Sistema Cresol, como as melhorias dos indicadores regulatórios de capitalização das cooperativas singulares. Além disso, a mudança da perspectiva também reflete uma tendência de aumento e maior diversificação da rentabilidade do sistema.

Adriano Michelon, superintendente da Cresol, falou sobre a revisão do rating. “Somos uma instituição sólida e estamos com um crescimento sustentável além do esperado. Tudo isso reflete a nossa credibilidade nas operações financeiras e na gestão de risco”, disse o superintendente que também acrescentou: “essa alteração do Rating para Positiva demonstra que estamos no caminho certo, sempre em busca de melhorias e de manter a nossa administração responsável em tudo que planejamos”.

Os ratings abordam alguns fundamentos principais baseados no suporte das cooperativas singulares; a alta influência do perfil de negócios; o papel de centralização operacional para associadas; forte integração; boa qualidade de ativos; resultados positivos; capitalização adequada; captação concentrada e controle de liquidez pela central.

O gerente de Risco e Capital da Cresol, Diego Coelho, também comentou sobre a alteração de perspectiva da cooperativa. “A Cresol está em constante evolução e alinhada as necessidades do mercado para manter-se uma cooperativa sólida. Além disso, atua próxima ao seu quadro de cooperados, demonstrando que os resultados alcançados são fundamentais para o papel ela tem nas regiões onde está inserida”.

O Sistema Cresol Baser atualmente está presente em 11 estados, com mais de 260 mil cooperados e 300 agências de relacionamento, onde as cooperativas trabalham para o desenvolvimento econômico e social dos cooperados, proporcionando soluções personalizáveis a todos os públicos.

você pode gostar também
Deixe uma resposta