Sonata Centro de Artes marca o mês de julho com eventos musicais

Entre as atrações estão o Festival de Canto Lírico, o 8º Festival Internacional de Música e o Rock in Concert

Já se tornou uma tradição, a Sonata Centro de Artes deixar o mês de julho mais musical. Serão duas semanas especialmente dedicadas à arte musical. De 11 a 16 de julho acontece o Festival de Canto Lírico, em Francisco Beltrão, com a participação de professores líricos do Rio de Janeiro, Espírito Santo e da Alemanha, além de dois pianistas, um de Portugal e outro de Curitiba.

São mais de 20 cantores líricos inscritos para este grande encontro. Etcheverry Santi Rebelatto, diretor artístico do evento e professor de canto lírico de Francisco Beltrão, com reconhecimento internacional, também estará atuando. Destaque para o encerramento, com o Concerto de Gala, no dia 16, às 19h30, no Teatro da Unisep, com entrada gratuita.

Na sequência, de 17 a 24 de julho, será realizado o 8º Festival Internacional de Música da Sonata, também gratuito, no Teatro Eunice Sartori. A abertura, dia 17, às 17h, será com o violinista italiano Elio Orio, que há anos prestigia os eventos musicais de Beltrão, com convite da Sonata, sempre atento na identificação de novos talentos. Elio contará com a presença de um quinteto de cordas.  

Destaque para Cantata dos Posseiros, no dia 20, às 19h30, no Teatro Eunice Sartori. Um quinteto de cordas e os cantores líricos estarão contando através do canto lírico o levante que aconteceu na região Sudoeste, com arranjo específico feito para este momento. “Nós já apresentamos a Cantata dos Posseiros numa outra versão e agora será um outro momento, de um refinamento muito grande. Conta a história da nossa cidade, através de cantores líricos”, afirma Dotsy Santi Rebelatto, coordenadora dos eventos.

Dia 20, quarta-feira, às 19h30, haverá concerto com o Quarteto Melipal, de Buenos Aires (Argentina). Dotsy estende o convite para dia 22, sexta-feira, às 19h30, também no Teatro Eunice Sartori, com a apresentação da Orquestra Filarmônica de Valinhos, que apresenta um concerto festivo, com trilhas sonoras.

O encerramento, dias 23 e 24, terá apresentações itinerantes, inclusive em cidades vizinhas. “Faremos mais de 35 apresentações itinerantes. Esta é uma prática da Sonata, porque nem todos têm acesso ao teatro. Milton Nascimento já dizia: ‘O artista tem que estar onde o povo está’. Esses músicos estão numa sincronicidade muito grande, com um único objetivo de se doar a Francisco Beltrão nesses 15 dias”, comenta Dotsy. Serão ofertadas 255 vagas para cursos, tanto para conhecer os instrumentos quanto para buscar aperfeiçoamento.

Rock in Concert

Dia 23 de julho acontece o Rock in Concert – Tributo ao Rock Beltronense, às 20 horas, no Teatro da Unisep, que é o único evento cobrado durante as duas semanas. Terá a participação de Tiregrito, Rodrigo Castellani, Chumbo Dirigível, Bira Paraná Blues e Orquestra Filarmônica de Valinhos.

você pode gostar também
Deixe uma resposta