Departamento de Saúde institui mudanças nos atendimentos da UBS Central

A fim de qualificar o atendimento e estreitar os laços entre os profissionais de saúde e os pacientes usuários do Sistema Único de Saúde de Coronel Domingos Soares, o Departamento Municipal de Saúde decidiu, após várias reuniões, implementar importantes mudanças no fluxo de atendimentos da Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade, iniciou na segunda-feira (27).

De acordo com a diretora da pasta, Marly Bevilacqua Maito, a partir desta data os pacientes serão direcionados para a Estratégia Saúde da Família (ESF) responsável pela localidade onde a pessoa reside. “Sabemos que qualquer mudança requer mais atenção e mais tempo dos profissionais, mas ao mesmo tempo é necessário para o desenvolvimento dos trabalhos. Com certeza haverá alguns contratempos; por esse motivo pedimos a colaboração e paciência de todos, porque o nosso objetivo é dar o acompanhamento integral e atenção individualizada para cada caso e cada paciente. Acreditamos que essa mudança trará, futuramente, melhor qualidade de vida a toda a população domingosoarense”, explica.

O objetivo principal é estreitar o vínculo entre a equipe de saúde e os seus pacientes, o que, segundo o Departamento de Saúde, é essencial para a sequência dos atendimentos, pois aproxima os usuários do SUS do médico, da enfermeira e dos demais profissionais que levam os serviços de saúde até as comunidades rurais do município.

Conforme a enfermeira coordenadora da Atenção Primária, Makiéli de Moraes Costa, a Estratégia Saúde da Família é a equipe multiprofissional que atende os pacientes, sendo equipes distintas, específicas para cada localidade. “Conforme a localidade de residência os pacientes serão atendidos pela equipe de enfermagem e médico pré-estabelecido para aquela área”, comenta a enfermeira, ressaltando que a intenção, com a mudança, é oferecer um atendimento cada vez mais humanizado e próximo do cidadão com vistas a melhores resultados nos acompanhamentos e tratamentos.

Desta forma, as mudanças já estão vigentes e os pacientes direcionados para a ESF da localidade onde residem. “No dia da consulta na UBS Central, caso o médico da localidade não esteja, o paciente será encaminhado a outro profissional, que o atenderá de forma respeitosa, atenciosa e humanizado, sempre buscando oferecer uma saúde de qualidade para todos”, conclui Marly Maito.

você pode gostar também
Deixe uma resposta