Sulina completa 34 anos de história

Nesta sexta-feira (21), Sulina celebra 34 anos de emancipação político-administrativa. Hoje, mesmo sem suas tradicionais festividades, como é o caso do Festival Municipal da Canção (Femucan), todos os sulinenses comemoram mais um ano de história do Município, que evolui e cresce a cada dia.

Conhecida por seus atrativos naturais, Sulina é referência quando o assunto é turismo. Por conta de sua geografia apresentar muitos declives, o município apresenta diversas quedas d’águas, o que lhe coloca na rota estadual das cachoeiras.

Sua capacidade hídrica lhe proporcionou a instalação do famoso Thermas de Sulina. Com visitantes de toda região e estado, o local é o ponto central do turismo no município. No Thermas as pessoas encontram as piscinas de águas termais e atividades como escalada, tirolesa, pêndulo e arvorismo.

Sulina também tem o Lago Municipal. Inicialmente construído com o objetivo de ampliar o rio Capivara, hoje é também um ponto turístico e um espaço de lazer entre amigos e familiares.

Além do lago e do Thermas, Sulina também conta com outros atrativos turísticos — portal da cidade, praça municipal, igreja matriz e igreja de pedra.
Para o prefeito de Sulina, Paulo Horn (PSD), o Município tem muito a comemorar hoje. “São 34 anos de história e luta. Temos muito o que comemorar pela evolução e conquistas que tivemos nos últimos anos. Nesta data queríamos cumprimentar o cidadão de uma maneira diferente, mas por conta da pandemia não podemos nos abraçar. Mesmo assim, quero dizer para que todos os cidadãos acreditem no município e continuem em busca do crescimento da cidade. Parabéns Sulina, pelos 34 anos de emancipação, história, luta e muitas conquistas”.

Ainda segundo Horn, saudadenses podem esperar que este ano seja ainda melhor que os anteriores. “É um ano que promete muitos investimos e obras para o município, inclusive a conclusão da ligação asfáltica até o Thermas e outras ligações até pontos públicos”, comenta.

Em 2022, após dois anos sem realizar o Femucan, Sulina estava preparada para realizar o festival. Porém, com a crescente de casos de covid-19, optou pelo adiamento do evento. A ideia é que ele ocorra em conjunto com as comemorações do Dia do Colono e Motorista, em 25 de julho. “Com a terceira dose e com as crianças recebendo imunizante, acreditamos poder realizar a Festa do Colono”.

História do município

Criada através da lei nº 8.467, de 21 de janeiro de 1987, Sulina foi desmembrada de Chopinzinho e São João.

Seu nome se dá porque sua localidade foi colonizada, em sua maioria, por famílias oriundas da região sul do Brasil. A nomenclatura é uma homenagem aos primeiros moradores do município, uma vez que eram conhecidos por ‘sulistas’.

População

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada de Sulina, divulgada no ano passado, é de 2.880 pessoas. No último censo, em 2010, a população era de 3.394 pessoas. A densidade demográfica em 2010, que se manteve na última estimativa, era de 19,88 habitantes por quilômetro quadrado.

Educação

Dados do Ministério da Educação, revelam que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), para os anos iniciais do ensino fundamental, levando em conta a rede pública, em 2019, foi de 5,5. Já o Ideb para os anos finais do ensino fundamental, também rede pública, em 2019, foi de 7.

você pode gostar também
Deixe uma resposta