Vacinação contra a gripe começa na segunda-feira 25/03

O encontro da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB/PR), ocorrido nesta quinta-feira (21) em Curitiba, concentrou-se em discutir estratégias para fortalecer a campanha de vacinação contra a Influenza (gripe), que está programada para iniciar na próxima segunda-feira (25) e se estender até 19 de abril. Até o momento, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu 440 mil doses da vacina, já distribuídas para todas as Regionais de Saúde.

Inicialmente, a campanha de vacinação contra a Influenza priorizará grupos específicos, totalizando 4.556.962 pessoas no Paraná, conforme diretrizes do Ministério da Saúde. Estes grupos incluem crianças de seis meses a menores de seis anos; crianças indígenas de seis meses a menores de nove anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; pessoas com mais de 60 anos.

Além disso, são considerados grupos prioritários pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); e trabalhadores portuários.

Outros grupos incluem funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Um dos pontos centrais do encontro foi a definição do Dia D contra a Influenza, que visa promover e facilitar o acesso à imunização. Este ano, a data escolhida foi 13 de abril.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destacou a preparação do Paraná para realizar uma ampla campanha de vacinação contra a gripe, começando pelos grupos prioritários e estendendo-se eventualmente a todos os interessados em se imunizar. Ele enfatizou a importância, eficácia e segurança da vacinação como uma das principais medidas de prevenção contra doenças.

Pato Branco

Em Pato Branco, a campanha de vacinação contra a gripe segue os mesmos critérios de definição de grupos prioritários para receber a imunização contra a Influenza. A vacina estará disponível de segunda a sexta-feira na sala de vacinação central, localizada na rua Paraná, número 671. Nas unidades de saúde dos bairros, as pessoas poderão se vacinar de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h30. Nas sextas-feiras, a vacinação estará disponível apenas no horário das 8h às 11h.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Emanoeli Stein, estima-se que Pato Branco tenha um público superior a 31 mil pessoas pertencentes aos grupos prioritários da campanha, que poderão ter acesso ao imunizante neste primeiro momento.

Francisco Beltrão

Em Francisco Beltrão, a vacinação contra a gripe estará disponível em todas as unidades de saúde da cidade durante o período de 25 de março a 31 de maio. Nas áreas rurais, a imunização será mantida permanentemente apenas nas unidades de Nova Concórdia, KM 20 e Assentamento Missões. Em outros locais, serão agendados dias específicos para a vacinação.

Para pessoas acamadas, os familiares devem procurar a unidade de saúde mais próxima para agendar a vacinação na residência da pessoa.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.