Nesta semana, a Sanepar inaugurou um Jardim de Água e Mel no Colégio Estadual São João, localizado no Bairro Alto da Glória, em Pato Branco. A iniciativa, pioneira na região Sudoeste do Paraná, faz parte do projeto técnico social (PTS) desenvolvido pela empresa e tem como objetivo promover a cultura de sustentabilidade por meio da educação ambiental nas escolas.
Estrutura e objetivo do Jardim de Água e Mel
O Jardim de Água e Mel instalado no colégio é composto por três colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas da floresta brasileira. As abelhas nativas, que não oferecem risco de picadas, desempenham um papel fundamental na polinização e estão ligadas a diversos serviços ambientais, incluindo a manutenção da qualidade da água e a preservação da biodiversidade.
Segundo a assistente social Marilucia Cyrino Rodrigues, que atua na área de educação socioambiental da Sanepar, o espaço servirá como uma ferramenta educacional para os professores abordarem temas ligados à biodiversidade, flora, meio ambiente e, especialmente, aos cuidados e preservação dos recursos hídricos. “Os espaços podem ser utilizados para aulas interativas, ajudando a despertar nos alunos a percepção da relação entre a natureza e o homem. As abelhas têm um papel crucial para a vida na Terra, influenciando diretamente a qualidade da água e outros serviços ambientais”, destacou Marilucia.
Capacitação de monitores e entrega oficial
Para garantir o sucesso do projeto, a Sanepar capacitou os monitores que serão responsáveis pela manutenção e funcionamento do Jardim de Água e Mel. A capacitação ocorreu no dia 25 de setembro, em Pato Branco, e foi conduzida pelos técnicos Wilson Dib Junior, da Sanepar, e Adriane Rodrigues Zboralski, do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR).
Após a capacitação, os novos espaços foram oficialmente entregues às unidades educacionais, consolidando o projeto como uma nova ferramenta de educação ambiental que visa integrar alunos e professores na preservação do meio ambiente.
Expansão do projeto para outras escolas
Além do Colégio Estadual São João, em Pato Brancoo, o Colégio Estadual Antônio Schiebel, em Santo Antônio do Sudoeste, também recebeu um Jardim de Água e Mel, seguindo a mesma proposta de promover a sustentabilidade e a educação ambiental.
A Sanepar já planeja a instalação de mais um jardim no Sudoeste do estado. A próxima escola a receber o projeto será o Colégio Estadual Guilherme de Almeida, em Santa Izabel do Oeste, com inauguração prevista para outubro deste ano.
LEIA TAMBÉM
- Atleta de Vitorino conquista ouro nos Jogos Escolares Brasileiros
- Paraná muda forma de cálculo do ICMS sobre medicamentos
- Paraná se destaca como referência no Dia Nacional de Doação de Órgãos
Projeto técnico social e obras em andamento
Os Jardins de Água e Mel fazem parte do projeto técnico social (PTS) vinculado às obras de ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto que estão em andamento em Pato Branco. A iniciativa reforça o compromisso da Sanepar com a sustentabilidade e com a educação ambiental, contribuindo para o desenvolvimento de práticas ecológicas e para a conscientização sobre a importância dos recursos naturais.
Comentários estão fechados.