Coisa de vó

Suco de maracujá acalma? Tomar manga com leite dá congestão? Sair no frio depois do banho quente paralisa o rosto? Esmalte vermelho fortalece a unha? Pesquisamos sobre essas e outras “dicas” populares de saúde para saber se elas realmente funcionam.

-- 2 Notícia --

Sempre tem alguém com alguma receita milagrosa para os mais variados problemas, de dor de garganta a queda de cabelo. Dependendo de que ponto da hierarquia familiar chega a sugestão, a gente nem questiona, apenas coloca em prática. No topo dessa cadeia estão as avós, que fazem a gente beber amido de milho com limão e pigar azeite quente no ouvido.

Selecionamos algumas das receitas caseiras mais famosas e fomos pesquisar de onde elas surgiram, se funcionam e por quê. Confira:

-- 3 Notícia --

Suco de maracujá para acalmar

VERDADE – Com uma variedade de mais de 600 gêneros, as Passifloras, família do maracujá, estão presentes principalmente nos países de clima tropical, e seu princípio ativo atua inibindo o receptor do neurotransmissor GABA, que tem uma ação depressora do sistema nervoso central, provocando um efeito calmante, que diminui a ansiedade, mas não prejudica as atividades do dia a dia, porque não estimula o sono. Contudo, há mais dessa substância nas folhas do que no fruto, portanto o chá de folha de maracujá acalma mais que o suco.

-- 4 Notícia --

Diarreia? Toma amido de milho com limão que passa
MITO – Bastava a gente ter uma “virose” que as avós corriam pra cozinha misturar amido de milho com limão, fazendo a gente engolir aquela gororoba mesmo debaixo de protestos. No entanto, um dos remédios caseiros mais milagrosos, na verdade não corta a diarreia, apenas reduz a água das fezes, fazendo com que elas fiquem mais grossas. O amido, no entanto, serve como alimento das bactérias que estão no intestino, piorando o quadro.

Pra unha não quebrar, é só passar esmalte vermelhos

MITO – Os esmaltes mais escuros costumam ser mais espessos. Ao passar camadas na unha, temos a falsa sensação de que ela está mais forte. Mas, para a tristeza de muitas mulheres, é só uma impressão mesmo. O que pode ocorrer é que, com as unhas bem feitas, se tome mais cuidado com elas, o que evita que elas se quebrem.

Sair no vento depois de tomar banho quente causa paralisia facial
MITO – Nosso corpo tem um sistema termorregulador que mantém a temperatura estável mesmo quando há mudança brusca, como sair de um banho quente para um vento frio. Esses termorreceptores centrais e periféricos ‘avisam’ que a temperatura está baixa ou alta, levando a respostas compensatórias do organismo para manter uma temperatura corporal adequada. O controle dos músculos do rosto é realizado por meio de um circuito que leva informações desde o cérebro, passando pelos nervos até os músculos, portanto passando por esses termorreceptores. O que pode ter levado a essa crendice é que a Paralisia Facial e Periférica (PFP) pode ser desencadeada por um vírus como o da gripe que, no inverno, infecta mais pessoas e, portanto, deixa mais faces paralisadas. E bem nessa época o vento é mais frio e tomamos banhos mais quentes. Outras causas da PFP são estresse, baixa imunidade e bactérias.

Fazer xixi depois da relação sexual evita gravidez
MITO – Essa história é antiga. E, apesar de ser muito disseminada até hoje, atualmente temos mais conhecimento sobre anatomia para saber que o xixi sai por um canal e o esperma entre pelo outro.

Suco de batata cura gastrite
MITO – O suco da batata crua, como as avós fazem a gente beber quando temos “queimação” prolongada no estômago, não cura a gastrite. Porém, por ser alcalino, neutraliza a acidez do estômago e alivia o desconforto. Rica em vitamina C, portanto com propriedade anti-inflamatória, a batata ajuda a controlar a irritação da mucosa. Mas, em nenhum momento, substitui o tratamento indicado pelo médico.

A gente encolhe quando fica velho

VERDADE – Entre as mudanças físicas trazidas com a idade, encolher faz parte do passar do tempo. Esse processo se chama senescência. Com a queda do metabolismo, há uma diminuição da massa dos nossos tecidos, incluindo os ossos. Encolhemos, na vida adulta, cerca de 0,1centímetro ao ano, o que pode acumular um encolhimento de até 5 centímetros.

Misturar manga com leite faz mal
MITO – Quem nunca tomou leite batido com manga não sabe o que é ter coragem. Apesar de muita gente acreditar que a mistura faz mal e pode levar à morte, a história dessa lenda não é nada bonita. No Brasil colonial, as mangas eram abundantes, e o leite nem tanto, por isso era um produto bastante caro. Por isso, os senhores de engenho inventaram aos escravos que a mistura era mortal, a fim de desestimular o consumo de leite. Contudo, ambos são super nutritivos e vitamina de manga é bem gostoso.

Enrolar um pano molhado com álcool no pescoço cura inflamação na garganta
MITO – Parece mágica: a garganta arranhando, doendo, fechada, mesmo nas inflamações em que não conseguimos engolir, basta dormir com um lanço encharcado de álcool que acordamos bem. Os antigos dizem que o álcool “puxa” a inflamação, mas não é bem assim. O que acontece é que o aquecimento causado pelo álcool no local faz com que mais sangue circule na região, aliviando a dor. Mas, como não combate a causa, os sintomas certamente irão voltar.

Pingar azeite quente no ouvido cura dor de ouvido

MITO – Quem não tem uma avó que pingou azeite quente no ouvido com otite não sabe o que é férias de verão com diversão aquática. Há que se dizer: dá um certo conforto. No entanto, esse bem-estar é passageiro, e ocorre por causa do calor, não do azeite. Com dor de ouvido, o ideal é procurar um médico.

Suco verde desintoxica o fígado
MITO – Nos últimos anos, as dietas detox ganharam espaço nas redes, espalhando receitas de sucos desintoxicantes por aí. A promessa é desinchar, ajudar no emagrecimento e até desintoxicar o fígado batendo abacaxi, maçã, limão, salsão, couve, gengibre, laranja, entre outros ingredientes. Primeiro, é preciso entender qual a função do fígado. Primeiro, ele capta as toxinas do sangue (produzidas pelo metabolismo; micro-organismos e poluentes que chegam pela nossa respiração; álcool; medicamentos; metais pesados; e aditivos alimentares). Depois as quebra e elimina através da bile pelo intestino. Para esse processo, ele necessita de vitaminas do complexo B, ácido fólico, antioxidantes, vitamina E, vitamina C e nutrientes sulfurados, como alho, couve, brócolis, além de aminoácidos. Ou seja, é ele que desintoxica nosso organismo, por isso não precisa ser desintoxicado. No entanto, o suco vale pelo seu valor nutricional.

Uma lata de cerveja vale por um pão francês
VERDADE – Se estamos falando em calorias, sim, é verdade. Ambos contém mais ou menos 150 calorias. Contudo, há diferença na composição nutricional, e isso varia de acordo com o pão e de acordo com a cerveja. Em geral, os pães são fontes de ferro, cálcio e vitaminas, enquanto a cerveja tem calorias vazias, ou seja, não colaboram em nada para nutrição do seu corpo. Além disso, o álcool persente na cerveja reduz a liberação do hormônio antidiurético, o que desidrata nosso corpo. É comum se tomar cinco cervejas, mas não comer cinco pães, então tem também a questão do exagero. Se for beber, alterne uma lata de cerveja e um copo de água, o que evita a desidratação e ainda ajuda a combater a ressaca.

-- 5 Notícia --
você pode gostar também
Deixe uma resposta