Consumo exagerado de doces pode causar tontura

É comum que, ao consumir doces, as pessoas se preocupem com o ganho de peso. No entanto, para alguns, os danos vão além destas questões. Comer doces em excesso pode causar, entre outras coisas, zumbido, sensação de ouvido tampado e a tontura, sintomas que atinges cerca de 30% da população global, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O problema pode ocorrer quando a alimentação é muito rica em glicose, principalmente a glicose proveniente do açúcar refinado, que tem um poder glicêmico muito alto e é prontamente absorvido pelo trato digestivo. Isso ocasiona picos de glicose que, por sua vez, estimulam a liberação do hormônio insulina.

Muitas vezes a quantidade de insulina liberada é tanta que o nível de glicose cai demais, ocasionando não só a tontura, mas também náuseas, distúrbios de visão e sudorese.

O médico Ricardo Schaffeln Dorigueto, otoneurologista e otorrinolaringologista do Hospital Paulista, explica que estas alterações são umas das principais causa de labirintite, mas que o açúcar refinado não é o único vilão: outros fatores também podem desencadear crises.

Tontura x alimentação

Dorigueto explica que sentir tonturas ao ingerir doces não é uma exclusividade de doces como o chocolate, por exemplo. Outros carboidratos simples, principalmente quando consumidos no período de jejum, também podem desencadear sintomas labirínticos.

“Eles fazem com que a glicose seja rapidamente absorvida pelas células, resultando em uma queda posterior na glicose. Em geral, açúcares simples causam picos de insulina no sangue, resultando em sensação de tontura ou fraqueza”, ressalta.

“Não é somente o chocolate que devemos evitar, mas também os alimentos com alto teor de açúcar, como massas, pães, batatas, doces e chocolates, além de refrigerantes, bebidas com cafeína e bebidas alcoólicas”, destaca.

Diagnóstico e tratamento

Como os sintomas costumam ser bastante comuns em pessoas que sofrem de outras patologias, como diabetes, hipertensão e até esclerose múltipla, é comum que a tontura seja facilmente confundida com outra doença. A melhor forma de diagnosticar é por meio de uma avaliação médica minuciosa.

Outras causas de tontura

Além de consumo excessivo de açúcar, também podem afetar o labirinto:

Jejum prolongado

O organismo é perfeitamente capaz de manter os níveis de glicose equilibrados por algumas horas, mas quando estas horas são muitas, como quando ficamos em jejum por muito tempo, é preciso abrir mão de outras fontes para manter o equilíbrio. Por isso, a recomendação dos médicos é para fazer refeições fracionadas a cada 3 ou 4 horas. Mas, claro, nada de alimentos gordurosos ou com muito açúcar. Frutas são uma excelente opção.

Cafeína

Bebidas ricas em cafeína – café, refrigerantes de cola e guaraná, mate e chás escuros – podem, pela sua característica estimulante, afetar o labirinto.

O labirinto possui células sensórias que detectam todos os movimentos da cabeça, e a cafeína tem a capacidade de estimular as células. Por isso, dietas ricas em cafeína podem propiciar desde as vertigens e tonturas típicas da labirintite até zumbidos e outros problemas do ouvido.

Medicamentos

Além de alimentos e bebidas, alguns medicamentos também podem ser irritativos para ouvido, afetando o labirinto. Aspirina, remédios para hipertensão, diuréticos e até alguns antibióticos são exemplos. Claro que o efeito varia de acordo com o organismo do paciente e a dosagem, mas uma regra válida sempre é: não se automedique. E caso ao usar algum medicamente sentir qualquer efeito adverso, consulte o médico.

*Com assessorias

você pode gostar também
Deixe uma resposta