Dicas de cuidados com a pele no inverno

O inverno chegou e, com isso, muitas pessoas deixam os cuidados com a pele um pouco de lado por imaginar que dias nublados e chuvosos não demandam de ações específicas para evitar os filtros solares e o ressecamento da pele.

Assim como no verão, o inverno demanda cuidados específicos com o corpo, como o uso de cosméticos para evitar danos à pele no dia a dia. Durante esse período, o ar pode ficar mais seco e o frio pede um banho mais quente e demorado. Os raios solares, mesmo com o céu encoberto, conseguem ultrapassar as nuvens e atingir a superfície.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas de cuidados para manter a pele saudável nos meses mais frios do ano, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), confira:

Remoção de maquiagem – Com o frio intenso, a maquiagem tende a ter uma durabilidade maior no rosto, por isso, o indicado é usar um demaquilante eficaz e adequado para cada tipo de pele, garantindo a total remoção dos produtos.

Limpeza – Para evitar o ressecamento da pele, o ideal é trocar o sabonete por uma loção de limpeza, evitar o uso de tônicos faciais e utilizar água termal, para ajustar o pH da pele. 

Hidratação – Não importa o tipo da pele, a hidratação precisa ser feita, mesmo se a pele for oleosa, escolhendo produtos adequados para isso. Por exemplo, para a pele oleosa é recomendado o uso de sérum ou gel, enquanto a pele normal e seca pode receber loção cremosa ou o creme.

Esfoliação É importante remover as peles mortas para ajudar na absorção dos outros produtos, como o hidratante. O ideal é usar esfoliante suave duas vezes por semana.

Tratamentos É possível investir também em cremes ricos em vitamina C e E, antioxidantes e fórmulas a base de ácido hialurônico, de acordo com a necessidade da pele.

Cuidados com os lábios – Extremamente frágeis, necessitam de atenção devido ao ressecamento causado pelo frio. O ideal é usar hidratantes labiais durante a noite para evitar que o local fique rachado.

Proteção solar Para evitar danos na pele, é indispensável o uso do protetor solar diariamente, inclusive quando está frio, nublado ou chovendo. O filtro solar deve ser escolhido de acordo com a tonalidade da pele, quanto mais clara for, maior o FPS necessário. O recomendado é o uso de produtos com no mínimo FPS 15.

Proteção solar em bebês e crianças

O uso do filtro solar é recomendado para bebês a partir dos seis meses e devem acompanhar as seguintes fases, como crianças e adolescentes. Segundo a Organização Mundial de Saúde, estima-se que 80% da exposição solar acumulado por pessoa ao longo da vida ocorre antes dos 20 anos.

Os bebês e crianças devem usar produtos específicos para a idade, que não bloqueiam a síntese da vitamina D, estimulada pelo sol. Já os adolescentes devem usar produtos em gel e oil-free para diminuir o risco de acne.

Para definir um processo adequado de cuidados com a pele, a SBD recomenda a consulta dermatológica para definir os tratamentos e produtos ideias para o cada tipo de pele.

você pode gostar também
Deixe uma resposta