Fundação Sudoestina de Combate ao Câncer comemora aniversário com ampliação

Para celebrar os 25 anos da Fundação Sudoestina de Combate ao Câncer, em 2023 terá início a ampliação do edifício. De acordo com o diretor executivo da fundação, João Carlos Busetti, os projetos já foram finalizados e atualmente estão reforçando o caixa e fazendo arrecadações para dar andamento no projeto.

“O elevador foi adquirido, falta alguns detalhes. O projeto foi todo aprovado nos órgãos competentes e será uma grande ampliação”, comenta João.

A ampliação será realizada para sanar as necessidades da Fundação, sendo que o elevador deve dar condições maiores de mobilidade, tanto para os médicos e enfermeiros, quanto para os pacientes.

O projeto engloba a ampliação do último andar, colocação do elevador, ampliação da área administrativa e consultórios, auditório e salas de pesquisa.

“Nós queremos entrar na área da pesquisa para descobrir quais são as causas de câncer na nossa região. Então a gente quer buscar junto aos pesquisadores e médicos e, nesse projeto, já está dimensionado duas salas destinadas para isso, vamos evoluir mais, tudo isso em função das necessidades de nós ampliarmos para o benefício do paciente”, destaca Gabriel.

A área atual de 1.200 mª é dividida em três andares. No piso térreo encontra-se o acelerador linear, contém o planejamento estratégico de médicos, possui sala de espera, consultórios e dá acesso também ao Instituto Policlínica; o segundo andar possui ambulatório, salas de atendimento médico, psicólogas, nutricionistas, fisioterapeutas e consultório odontológico; no último andar fica a administração da Fundação.

A ampliação do último andar será destinado para trabalho de voluntariado. “Hoje são poucas pessoas que trabalham aqui, precisamos aumentar o voluntariado”, afirma Gabriel. O novo auditório terá capacidade para 40 pessoas e a cozinha também será ampliada.

Suporte

Além do atendimento para os pacientes, o Hospital do Câncer presta assistência para os familiares. “Temos uma gama de profissionais que dão amparo para as famílias, através de apoio psicológico, porque quando um paciente recebe uma notícia de que alguém está com câncer, é muito triste, cria uma situação muito grande”, comenta.

Gabriel aponta que entre a primeira consulta e a confirmação da doença, demora aproximadamente 15 dias, sendo que uma situação de ansiedade é gerada para todos os integrantes da família.

“ Nessa hora tem que ter as pessoas preparadas para passar essa notícia de uma forma suave, o médico já passa a notícia que tem que tratar, mas nossa psicóloga entra em ação não só nesse momento, mas no tratamento todo”.

Enquanto isso, a assistente social faz, além do acompanhamento na Fundação, visitas na casa do paciente, para verificar as necessidades de todos os familiares. Caso necessário, são doados cestas básicas, roupas, colchões, perucas, lenços, entre outros.                                                     

Outro trabalho importante é realizado pela nutricionista. A profissional é responsável por passar uma alimentação balanceada. No local também é servido café da manhã diariamente.

As geladeiras solidárias colocadas na Fundação pelo Rotary também leva alimentação para todos que passam pelo local. “O paciente abre a geladeira e pode pegar alguma coisa para comer, porque as pessoas saem muito longe, muito cedo, não dá tempo de tomar café eles tem o café matinal e a geladeira solidária”, destaca Gabriel. 

Novas aquisições

O próximo passo para aumentar a qualidade de vida e os tratamentos ofertados aos pacientes com câncer da região é a aquisição de um tomógrafo. De acordo com Gabriel, a sala já está preparada e a aquisição desse equipamento possibilitará ao médico dar o diagnóstico de forma mais rápida. “O diagnóstico vai diminuir de 15 para 5 dias o início do tratamento. Agora nós vamos lutar por isso”, aponta.

Marcos

Além da construção inicial do edifício, a Fundação Sudoestina de Combate ao Câncer obteve diversas conquistas ao longo dos anos, como a construção de um consultório odontológico, compra de ultrassom, materiais de urologia, torre de vídeo, endoscópio e colonoscópio e reforma de todo o prédio.

“Todo dia tem uma coisa para se resolver, o objetivo da presidência do conselho é melhorar cada vez mais, dar condição ao paciente e condição aos médicos, pessoas que realmente mechem com a doença, que salvam vidas, é uma união de forças”, conclui Gabriel.

você pode gostar também
Deixe uma resposta