Lentes de contato e facetas de porcelana são alternativas para mudança de sorriso

Um sorriso bonito é o nosso cartão de visitas. E quem deseja uma transformação rápida pode optar pelas facetas de porcelana ou pelas lentes de contato, duas técnicas diferentes, com diferentes indicações.

-- 2 Notícia --

Conforme a cirurgiã-dentista especialista em Prótese Dentária e Estética Avançada, Simone Archetti Pucci, as facetas são peças confeccionadas em porcelana com espessura adequada caso a caso, e que faz a reabilitação estética e funcional do sorriso. “São peças estáveis no que diz respeito ao brilho, à cor, sem sofrer manchamento”, explica.

A principal diferença entre lentes de contato e facetas, diz Simone, está na espessura da peça. “A lente de contato odontológica, em analogia as lentes de contato oftalmológicas, são extremamente finas, em torno de 0,3mm, com preparo do dente bem conservador. Já as facetas exigem um preparo um pouco maior, algo em torno de 0,7mm, pois a espessura da porcelana precisa ser maior para reabilitarmos de acordo com a necessidade do paciente. Mas estamos falando em milímetros, então é tudo de extrema delicadeza”, comenta.

-- 3 Notícia --

As lentes de contato, fala a especialista, são indicadas em situações bastante restritas, quando o paciente tem poucas alterações a serem feitas. Sobre a contraindicação, Simone diz que não recomenda fazer lentes de contato quando a cor de fundo do dente do paciente é muito escurecida, quando há muita resina e muitas alterações, inclusive de posição (dentes tortos).

Já as facetas são indicadas quando a descoloração do dente é maior, ao ponto de o clareamento dental não resolver, em casos onde há muita resina no dente, entre outras inúmeras indicações. “Porém não é todo o caso que resolvemos com facetas, como quando há muita destruição do dente ou um dente muito escurecido, talvez pela presença de tratamento de canal. Em casos assim, usamos porcelanas também, mas são nomeadas de coroas dentárias. O importante é saber que o resultado estético, seja da lente de contato, da faceta ou da coroa, é excelente, quando bem diagnosticado e aplicado de maneira correta”, pondera.

-- 4 Notícia --

Preparação

Simone explica que os dentes precisam ser preparados para receber a faceta. “Não podemos simplesmente colar em cima do nosso dente. No nosso caso, aqui da nossa clínica, nossa moldagem é através de escaneamento digital e a porcelana é feita aqui mesmo, mas há possibilidade de moldagem convencional e ser feita em laboratório dental”, conta.

Para que o sorriso seja natural, diz, depende de um bom diagnóstico e planejamento, além da técnica de cada profissional que executará o trabalho. “Lembrando que cada passo deve ser executado com minúcia para obtermos o ‘sorriso naturalmente lindo’”.

Custo/benefício

A cirurgiã-dentista acredita que esse não é um tratamento caro, do ponto de vista da durabilidade da peça. “Vale, sim, o custo-benefício. O valor que isso traz ao sorriso, ao bem-estar, a autoestima, é incalculável”, indica.

Manutenção

Para Simone, cuidar das porcelanas é tão nobre e importante quanto cuidar da sua saúde. “Da mesma forma que devemos escovar os dentes, passar fio dental, não morder nada com os dentes da frente, fazer visitas periódicas ao dentista quando temos dentes naturais, por quê seria diferente com as porcelanas? Os cuidados básicos são exatamente os mesmos da dentição natural”, diz.

Também, só será preciso refazer o trabalho se algum acidente acontecer, do contrário, não!

“Acho importante dizer que fazer lentes de contato e facetas ‘caíram’ no gosto da população, virou ‘febre’. Mas, como todo tratamento de saúde, é preciso ter muita responsabilidade, e consciência de que cada caso é um caso, e o que pode ser indicado para você pode não ter o mesmo resultado para outra pessoa. Por isso, antes de tudo, agende uma boa consulta com seu dentista, tirando todas as dúvidas, levando com seriedade o tratamento para, daí sim, realizar o sonho de ter seu sorriso iluminado e seus olhos brilhando por essa realização”, finaliza.


Simone C. Archetti Pucci é cirurgiã-dentista especialista em Prótese Dentária e Estética Avançada na Archetti Odontologia – CRO/PR 15905
-- 5 Notícia --
você pode gostar também

Comentários estão fechados.