Que falta nos faz a vitamina B-12

Estudos apontam que a insuficiência dessa importante vitamina para o desenvolvimento do organismo atinge muito além de vegetarianos e veganos

Fundamental para o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso central, assim como para o metabolismo das proteínas e dos carboidratos dos alimentos, a vitamina B12 é responsável por manter a boa disposição física e mental de todas as pessoas, sendo essencial para a formação das células sanguíneas, prevenindo a anemia megaloblástica, uma doença causada pela sua deficiência. Também conhecida como cobalamina ou cianocobalamina, ela é encontrada em alimentos de origem animal, como ovos, leite e derivados, carne, peixe e frango.

Conforme a médica endocrinologista Thais Mussi, nosso corpo não produz essa vitamina. E, mesmo que precise de uma dose diária muito pequena, há muitas pessoas com deficiência, em especial os vegetarianos e veganos.

Mas quem imagina que a insuficiência de B12 é um revés apenas de quem não consome alimentos de origem animal está enganado. Várias pesquisas apontam para essa deficiência em diversas partes do mundo e nas mais variadas faixas etárias. O Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI-2019) mostra que 14,2% das crianças brasileiras de até 5 anos apresentam insuficiência da vitamina B12; outra pesquisa, dessa vez realizada no Reino Unido, mostrou que 21,5% das mulheres gestantes entre 19 e 39 anos também tinham falta de B12; assim como, entre os idosos da Alemanha, 10% dos homens e 26% das mulheres também apresentam níveis insuficientes; e, por fim, 75% da população da Índia sofre com o problema.

Em um panorama geral, dados do Tufts University Framingham Offspring Study sugerem que 40% das pessoas com idades entre 26 e 83 anos apresentam níveis plasmáticos de vitamina B12 na faixa normal baixa; 9% apresentam uma deficiência clara; e 16% estão “perto da deficiência”.

“Qualquer grupo que não consuma com frequência alimentos de origem animal, ou que até consomem, mas acabam absorvendo de forma inadequada, como é o caso de pessoas que passaram pela cirurgia bariátrica, idosos e quem possui AIDS, por exemplo, correm risco de ter insuficiência de B12”, afirma a endocrinologista.

Thais explica que existem quadros clínicos que acabam por causar essa absorção inadequada, como em casos de crescimento excessivo de bactérias, doença inflamatória intestinal, teníase, AIDS, cirurgia bariátrica, medicamentos utilizados para tratar diabetes, diminuição da acidez no estômago e a ausência do fator intrínseco (FI), um tipo de proteína produzida exclusivamente pelas células do estômago e ajuda na absorção de nutrientes.

Afinal, onde está a B12?

É importante saber que a vitamina B12 não é produzida pelos animais, não está presente nos alimentos vegetais e não é absorvida com a luz solar. Como não faz parte do mecanismo fisiológico das plantas, a explicação é que ela está na externalidade do solo, ou seja, ela é sintetizada e fabricada pelas bactérias que estão presentes no solo, através do sistema de decomposição de folhas, frutos, raízes e animais. A vitamina B12 é a única vitamina que contém um elemento-traço, o cobalto, razão pela qual ela é chamada de cobalamina, e é produzida no intestino de animais.

Para que seja bem absorvida pelo organismo, é necessário que haja acidez adequada no estômago, algo que foi se transformando com o tempo pelos nossos hábitos de vida e que tem sido cada vez mais raro – por isso, a falta de vitamina B12 no organismo é considerada uma epidemia silenciosa. Assim, para uma boa absorção, o sistema digestório deve estar em boas condições fisiológicas, com uma produção adequada de ácido clorídrico, enzimas pancreáticas e FI.

A absorção é feita pelo intestino delgado, por meio do FI, que gruda na B12 para que ela viaje pelo intestino até ser absorvida.

Reposição

Conforme Thais, pode-se conseguir adequar os níveis de vitamina B12 de duas formas: consumindo alimentos de origem animal ou com suplementação.

“A suplementação pode ser feita via parenteral, para pacientes com dificuldade de absorção gastrointestinal; e via oral, em pacientes assintomáticos, com deficiência leve e moderada”, recomenda.

Por que precisamos da B12

• Auxilia no funcionamento do sistema imune

• Diminui os níveis de homocisteína no sangue, uma molécula indicadora de inflamação e de risco cardiovascular

• Auxilia no metabolismo energético, colaborando com a formação de hemoglobina, que transportam oxigênio dos pulmões para todas as células do corpo, incluindo órgãos, músculos e cérebro

• Contribui para que os alimentos possam ser absorvidos e utilizados pelas células, metabolizando gorduras, proteínas e carboidratos

• Auxilia no processo de divisão celular

• Ajuda na formação e manutenção do sistema nervoso

Sintomas da insuficiência

Quando os níveis de vitamina B12 estão abaixo do recomendado (o normal fica entre 210 pg/mL e 980 pg/mL), alguns sintomas são:

  • Fraqueza, cansaço ou tonturas
  • Anemia
  • Falta de concentração
  • Formigamento nos pés
  • Dor de estômago e perda de peso
  • Diarreia ou prisão de ventre
  • Batimento cardíaco rápido
  • Falhas na memória
  • Problemas respiratórios

Fontes de vitamina B12

Fígado: ⅓ xícara (75 g) fornece 881% da recomendação diária oficial.

Salmão: ⅓ xícara (75 g) fornece 61% da recomendação diária oficial.

Carne moída: ⅓ xícara (75 g) fornece 40% da recomendação diária oficial.

Ovos: 2 ovos grandes fornecem 25% da recomendação diária oficial.

Leite: 1 chávena (250 ml) proporciona 20% da recomendação diária oficial.

Frango: ⅓ xícara (75 g) fornece 3% da recomendação diária oficial.

Thais Mussi é médica endocrinologista e metabologista, idealizadora e fundadora da Sitha Clínica de Metabologia. CRM-PR 27542 / RQE 373.
você pode gostar também
Deixe uma resposta