Alunos do curso de cães farejadores realizam atividade prática

Os alunos do curso de condutores de cães farejadores realizaram uma atividade prática na última quinta-feira (18) no estacionamento da Havan, em Pato Branco. Após uma etapa de orientações teóricas, repassadas pela manhã, o grupo realizou um exercício de busca em veículos. “Primeiramente serão feitos pontos com material que é utilizado para o cão encontrar, de uma forma que o condutor saiba onde está o material”, explicou o major Gilberto, da coordenadoria de Operações com Cães do MPJSP.

Alguns veículos foram posicionados no estacionamento, e em duplas os alunos realizaram buscas de materiais com o auxílio dos cães. Segundo o major, também foi feito um diagnóstico de como está o desempenho dos animais e dos policiais condutores. “Essa é uma atividade inicial, para ver em que nível os cães e os condutores estão. Aí vai aumentando o grau de dificuldade”, continua.

A turma também deverá participar de ações práticas na região, em operações reais. O treinamento serve também para aperfeiçoar os cães. Cinco dos animais que estão sendo usados nas práticas serão doados para as polícias de alguns estados. “Agora é uma prova para verificar se eles tem condições de seguir trabalhando. O treinamento com o cão é constante, a gente vai observando, vai pontuando, muitas vezes você tem que voltar um pouquinho no treinamento para corrigir algumas falhas para ser bem assertivo”, continua o major.

Habilidade

De acordo com o major Gilberto, os cães podem ser treinados para detectar diversas tipos de materiais e atuar em diversas áreas, até mesmo na saúde. Há, por exemplo, animais capacitados a identificar tumores.

No caso do trabalho que está sendo feito em Pato Branco, os cães são treinados para identificar drogas e armas. “Mas você consegue treinar ele para encontrar cadáveres, pessoas perdidas, soterrados, explosivos, detecção de alimentos em aeroportos, cães de assistência, como os cães guias para cegos”, listou.

Ainda segundo o major, praticamente todas as raças podem ser treinadas para atividades de faro, porém, os pastores, como o alemão, o belga e o holandês são os mais utilizados. Além do faro apurado, a espécie também possui um melhor porte físico e resistência.

Policiais durante o treinamento


Curso

O curso de aprimoramento de condutores de cães farejadores está sendo promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em Pato Branco.

Cerca de 26 policiais estão participando do treinamento, cujas atividades seguem até o próximo dia 29 de agosto. Integram o grupo de alunos integrantes de policias militares, civis e forças de segurança de estados como Amazonas, Acre, Rondônia, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

você pode gostar também
Deixe uma resposta